Buscar

Para se determinar cálcio em leite em pó, pode-se usar a complexometria, uma técnica de análise volumétrica na qual a formação de um complexo color...

Para se determinar cálcio em leite em pó, pode-se usar a complexometria, uma técnica de análise volumétrica na qual a formação de um complexo colorido entre o analito e o titulante indica o ponto final da titulação. Titulações complexométricas são particularmente úteis para a determinação de diferentes íons metálicos em solução. 

 

Sobre a volumetria de formação de complexos, julgue os itens a seguir. 

 

I. A volumetria de complexação é baseada em reações envolvendo um íon metálico e um ligante com a formação de um complexo solúvel e suficientemente estável.

II. Algumas reações de complexação que envolvem várias etapas podem ser usadas para um método volumétrico, porém as de aplicabilidade mais amplas são aquelas que formam complexos em que o íon metálico e o ligante estão na proporção 1:1.

III. Um dos mais versáteis agentes complexantes é o ácido etilenodiaminotetracético, EDTA, que forma complexos solúveis na proporção de 1:1 com quase todos os íons metálicos, qualquer que seja a carga do cátion.

IV. Qualquer reação de complexação pode, em teoria, ser usada como técnica volumétrica desde que a reação alcance o equilíbrio rapidamente a cada adição de titulante, situações de interferência não se manifestem e que um indicador complexométrico capaz de apresentar o ponto de equivalência com significativa precisão esteja disponível.

 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A técnica de complexometria é uma técnica de análise volumétrica que envolve a formação de complexos coloridos entre o analito e o titulante para indicar o ponto final da titulação. Sobre a volumetria de formação de complexos: I. Verdadeiro. A volumetria de complexação é baseada em reações envolvendo um íon metálico e um ligante com a formação de um complexo solúvel e suficientemente estável. II. Verdadeiro. Algumas reações de complexação que envolvem várias etapas podem ser usadas para um método volumétrico, porém as de aplicabilidade mais amplas são aquelas que formam complexos em que o íon metálico e o ligante estão na proporção 1:1. III. Verdadeiro. O ácido etilenodiaminotetracético, EDTA, é um dos mais versáteis agentes complexantes, formando complexos solúveis na proporção de 1:1 com quase todos os íons metálicos, independentemente da carga do cátion. IV. Verdadeiro. Em teoria, qualquer reação de complexação pode ser usada como técnica volumétrica, desde que a reação alcance o equilíbrio rapidamente a cada adição de titulante, não haja interferências e um indicador complexométrico capaz de apresentar o ponto de equivalência com significativa precisão esteja disponível.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais