Buscar

Leia com atenção a asserção a seguir:  “Provimento da Corregedoria Geral de Justiça do Pará acrescentou artigo ao Código de Normas e Procedimentos ...

Leia com atenção a asserção a seguir: 

“Provimento da Corregedoria Geral de Justiça do Pará acrescentou artigo ao Código de Normas e Procedimentos do Foro Extrajudicial no qual passa a ser admitida pelo cartório a lavratura de escritura pública de separação, divórcio, conversão de separação em divórcio ou extinção de união. (...) 

O ato admitiu a lavratura de escritura pública de separação, divórcio, conversão de separação em divórcio ou extinção de união consensuais, com ou sem partilha de bens, mesmo que o casal possua filhos incapazes, ou havendo nascituro, desde que seja comprovado o prévio ajuizamento de ação judicial, que trata de questões referentes à guarda, visitação e alimentos, consignando-se no ato notarial respectivo, o juízo onde tramita o feito e o número do processo correspondente. (...) 

O oficial do Cartório de Ofício de Notas e Registro Civil de Pessoas Naturais do Distrito de Mosqueiro, Ricardo Teixeira, contou que a serventia extrajudicial realizou três atendimentos e já executou um divórcio desde a publicação do Provimento nº. 4. O divórcio efetivado no cartório refere-se a um casal, que já estava separado e tem um filho incapaz. Ao cartório, eles apresentaram a ação ajuizada em andamento sobre guarda, pensão e visita da criança. Não houve o registro de partilha de bens pelo casal. O divórcio foi efetivado em três dias úteis.” 

Disponível: < https://www.aasp.org.br/noticias/tjpa-cartorio-pode-lavrar-escritura-de-divorcio/ > Acesso: 03/08/2021.

A partir das informações apresentadas e do conteúdo da disciplina em relação à incapacidade, é correto o que se afirma em:

a.A incapacidade do filho do casal mencionada no texto-base pode ser extinta por meio da emancipação, desde que o menor tenha no mínimo 15 anos.

b.O filho do casal foi reconhecido como incapaz por mera conveniência dos pais, para viabilizar o divórcio do casal no Cartório de Ofício de Notas e Registro Civil de Pessoas Naturais.

c.Houve a necessidade de ajuizamento de ação pelo casal para tratar sobre guarda, pensão e visita da criança, pois ela foi considerada incapaz por ser pródiga em razão de sua pouca idade.

d.A incapacidade do filho do casal foi uma escolha da própria criança, com a finalidade de manter-se imparcial em relação às tratativas do casal em torno da dissolução do casamento pelo divórcio.

e.O filho incapaz do casal mencionado no texto, é a situação que se verifica quando a pessoa natural é menor de 16 anos. Nessa hipótese, o filho é representado pelo pai ou pela mãe nos atos da vida civil.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações apresentadas, a alternativa correta é: c. Houve a necessidade de ajuizamento de ação pelo casal para tratar sobre guarda, pensão e visita da criança, pois ela foi considerada incapaz por ser pródiga em razão de sua pouca idade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais