Buscar

Considere o seguinte excerto de texto: “Maquiavel é denominado como o pensador da ação política, porque, em todas as suas obras, percebe-se sua mot...

Considere o seguinte excerto de texto:

“Maquiavel é denominado como o pensador da ação política, porque, em todas as suas obras, percebe-se sua motivação de exprimir os fatos e os acontecimentos históricos a partir das ações dos indivíduos, como por exemplo, no livro ‘O Príncipe’, ele relata a ação principesca no aspecto intencional dos governantes, como ambição, interesse e aclamação pública, como na Istorie Fiorentine, onde ele evidencia a ação motivadora dos conflitos e as intensas discórdias, ocorrida por meio das lutas de facções”.  

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORGES NETO, Alcides.  A concepção de História na Istorie Fiorentine de Maquiavel. Revista Espaço Acadêmico, n. 184, p. 102-113, set. 2006. p. 106. . Acesso em 20 set. 2017.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História e Filosofia: Uma introdução às reflexões sobre a história acerca da concepção de História para Maquiavel, assinale a alternativa correta:

A Segundo Maquiavel, a História deve ser analisada a partir do seu progresso espiritual.

B Maquiavel despreza a História, tendo em vista que o bom governante deve basear-se apenas na virtú (força) e na fortuna.

C No Renascimento, Maquiavel atribui à História a perspectiva do homem pacífico, que condiciona sua vida às questões ordinárias.

D Na perspectiva de Maquiavel, a História é vista como uma forma de discurso que contribui para o aprendizado.

E Maquiavel considera a História como sendo regida pela virtú (força), a qual se opõe à fortuna.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a opção correta é a letra E) Maquiavel considera a História como sendo regida pela virtú (força), a qual se opõe à fortuna.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais