Buscar

7. A PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE ESPANHOL Objetivo Refletir sobre o ensino da produção e textos nas aulas de espanhol. Introdução Ao planejar...

7. A PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE ESPANHOL

Objetivo
Refletir sobre o ensino da produção e textos nas aulas de espanhol.

Introdução
Ao planejar o ensino da Produção de Textos nas aulas de língua espanhola é preciso pensar em qual modalidade de ensino o profissional irá atuar, pois para cada tipo de curso, que tem objetivos diferentes e público alvo específico, as atividades são organizadas a alcance objetivos diferentes.

As atividades de produção de textos devem ser cotidianas e representar sempre o que está sendo estudado em uma escala de dificuldades gradativa, ou seja, do mais fácil ao mais complexo.

7.1 A produção de textos nas aulas de espanhol
O professor de Língua Estrangeira Moderna tem uma gama de espaços educacionais formais e informais de atuação, podendo ministrar aulas na Educação Básica regular no Ensino Fundamental e Médio, escolas de idiomas, Institutos e Centros de Línguas públicos ou privados e ainda ministrar aulas particulares.

Os alunos inseridos em diferentes situações costumam ter diferentes objetivos de aprendizagem, o que lhes confere diferentes motivações de leitura e consequentemente de escrita.

Revisemos nos itens abaixo algumas características de alguns espaços onde se estudam o idioma espanhol:

7.1.1 O ensino regular
O ensino regular do idioma espanhol se caracteriza pelo processo de ensino e aprendizagem junto aos componentes curriculares dentro da grade curricular de uma escola regular. Os alunos e alunas aprendem o idioma espanhol, na maioria dos casos, com uma ou duas aulas semanais.
Nesse contexto os alunos não escolheram aprender o idioma, desta forma o grupo heterogêneo, tanto do ponto de vista do conhecimento. As aulas nessa fase costumam ser acompanhadas por livros. Os livros nacionais apresentam atividades envolvendo as quatro habilidades, mas fixando maior atenção nas atividades de leitura e interpretação de textos, assim como na gramática e vocabulário.
Os livros de editoras internacionais, ou seja, os livros importados colocam atenção em atividades de oralidade.
Neste tipo de ensino, tratar de temas relacionados com a faixa etária desses alunos confere certo sucesso por parte do professor e seu planejamento. Atividades de produção de textos relacionadas com esportes, com estilos musicais que os meninos e meninas apreciam, assuntos relacionados a sua faixa-etária tratados com leveza.

7.1.2 O ensino de E/LE em escolas de idiomas
Nas escolas de idiomas, centros de línguas, cursos de extensão em universidades etc., o ensino da língua costuma ser muito pautado na aprendizagem de situações comunicativas, focadas em maior medida para ações orais, ou seja, a produção textual dos alunos está bem focada na oralidade.
Esses cursos que se intitulam, cursos livres, costumam usar material próprio que como mencionado dão mais foco ao desenvolvimento da oralidade em espanhol.

7.1.3 O ensino de E/LE para fins específicos
Neste tipo de ensino, as aulas costumam se desenvolver em escolas de idiomas em aulas individuais ou em grupos que tenham os mesmos objetivos de aprendizagem ou mesmo aulas partículas presenciais ou online com professores especialistas. Nesse caso, a aprendizagem se dá efetivamente do ponto que o aluno mais precisa, ou seja, o aluno direciona o curso de acordo com suas necessidades.
Muito comum neste tipo de ensino o aluno que precisa aprender o idioma apenas para escrever, quando suas relações de trabalho exigem que ele se expresse por meio da escrita desenvolvendo relatórios, respondendo e-mails etc. Assim como alunos que precisam aprender o idioma para leitura, quando inseridos em um programa de pós-graduação precisam ler e interpretar textos na língua meta.
Nesse sentido, os próprios cursos e espaços servem de observatório para o planejamento das atividades de produção textual. O contexto de aprendizagem tem uma relação muito estreita com a produção dos textos, relação essa que pode ser de sucesso ou fracasso.
Desta forma o processo de desenvolvimento de atividades pensadas para a produção escrita em língua espanhola deve considerar não apenas o processo de produção do texto, mas também com o conteúdo proposto nas atividades.

7.2 O ensino de produção textual em espanhol como segunda língua
A necessidade de ensinar a escrever na aula de espanhol tem relação com a concepção de que não devemos apenas tornar nossos alunos competentes apenas na produção oral, mas possibilitar que esse aluno entre em contato com discursos diversos.
Boscolo (2008) defende a utilização do termo abordagens – ou propostas – que enfatizam o processo, no plural, do que abordagem, no singular, pois há uma grande variabilidade nos formatos de ensino da escrita com foco no processo, que se caracteriza pelo uso de estratégias de ensino que visam levar o aluno a organizar suas ideias antes de escrever e a revisar seus textos.
Em sua versão original e “forte”, tal proposta apresenta as seguintes características:
a) Aulas expositivas são minimizadas e o trabalho em grupos pequenos é valorizado;
b) Aos alunos deve ser permitido escolher o tema da produção textual, para motivá-los a escrever;
c) O professor não é um avaliador, mas sim um leitor que dá feedback aos alunos em conferências individuais;
d) A dimensão social da escrita é enfatizada, pois os alunos trabalham em grupos e suas produções devem ser lidas pelos colegas.
As práticas de ensino da escrita em espanhol possuem quatro focos principais: a forma, o autor, o conteúdo e o leitor. Embora essas propostas tenham surgido em diferentes momentos da história do ensino da escrita, elas ainda coexistem em diferentes contextos e são muitas vezes combinadas.
A proposta voltada para a forma é centrada no produto final, que deve evidenciar o domínio de regras gramaticais, semânticas e retóricas.
A proposta voltada para o autor se atém ao processo e uso de estratégias cognitivas de produção de textos. Por isso, é chamada de proposta, ou abordagem, “processual”, que enfatiza uma pedagogia voltada para o planejamento e desenvolvimento de ideias e produção de múltiplos rascunhos de um texto, dando relevância ao caráter recursivo, não linear, da escrita (Raimes, 1998).
A abordagem voltada para o conteúdo liga a escrita ao conteúdo da área de estudo do aluno, buscando ensinar as convenções retóricas específicas da disciplina.
Já a abordagem focada no leitor entende que a escrita é influenciada pelos valores, expectativas e convenções das comunidades de discurso que irão consumir o trabalho escrito do aluno. Busca, portanto, familiarizar os alunos com os estilos de pensamento e discurso típicos de sua comunidade acadêmica para que possam se comunicar como participantes ativos dessa comunidade.
Seguindo a mesma tendência do ensino de produção textual nas aulas de espanhol, o papel do gênero textual tem se tornado cada vez mais relevante no ensino da escrita. O currículo voltado para o desenvolvimento da escrita deve ser planejado de forma a enfatizar os gêneros que os alunos utilizam ou poderão ter que utilizar no âmbito pessoal, acadêmico e profissional. De uma forma mais simplificada, considera-se que há três abordagens no ensino contemporâneo de espanhol como L2 ou LE: o produto, a forma e o gênero.
Atualmente, uma nova pedagogia começa a se desenvolver com abordagens centradas no aluno e a escrita acadêmica é vista como um ato social de comunicação. Os cursos enfatizam a comunidade da sala de aula e a participação do aluno na construção de sua escrita e da escrita do outro, por meio de atividades de revisão por pares, escolha de tópicos e critérios de avaliação e participação em projetos colaborativos.
A escrita é vista como uma forma de letramento, é um processo inerentemente

Essa pergunta também está no material:

Guia da disciplina

Letras Universidade Santa CecíliaUniversidade Santa Cecília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Você precisa criar uma nova pergunta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais