Logo Passei Direto
Buscar

História da Educação

Colégio Objetivo
Sobre a pólis grega é correto afirmar

A ) Macedônia e Tebas eram as cidades mais importantes
B ) O termo “polis” em grego significa “sociedade”
C ) Elas não possuíam autonomia e poder
D ) Representavam as cidades-estado da Grécia Antiga
User badge image
Nani Alves

há 2 anos

User badge image
Nani Alves

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as alternativas sobre a pólis grega: A) Macedônia e Tebas eram as cidades mais importantes - Embora Tebas tenha sido uma cidade importante, a Macedônia não é considerada uma pólis no mesmo sentido que Atenas ou Esparta, que eram as mais influentes. B) O termo “polis” em grego significa “sociedade” - Na verdade, "polis" se refere a "cidade-estado", não especificamente a "sociedade". C) Elas não possuíam autonomia e poder - Isso é incorreto, pois as pólis eram conhecidas por sua autonomia e poder político. D) Representavam as cidades-estado da Grécia Antiga - Esta afirmação é correta, pois as pólis eram, de fato, cidades-estado independentes que tinham seu próprio governo e leis. Portanto, a alternativa correta é: D) Representavam as cidades-estado da Grécia Antiga.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as alternativas: A) Macedônia e Tebas eram as cidades mais importantes - Esta afirmação está incorreta. Embora Macedônia e Tebas fossem cidades importantes na Grécia antiga, não eram as mais importantes em termos de pólis. B) O termo “polis” em grego significa “sociedade” - Esta afirmação está incorreta. O termo "polis" em grego significa "cidade-estado". C) Elas não possuíam autonomia e poder - Esta afirmação está incorreta. As pólis gregas possuíam autonomia e poder próprios. D) Representavam as cidades-estado da Grécia Antiga - Esta afirmação está correta. As pólis gregas representavam as cidades-estado da Grécia Antiga. Portanto, a alternativa correta é a letra D) Representavam as cidades-estado da Grécia Antiga.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Foram características econômicas e sociais da Cidade-Estado Esparta, no período Arcaico:
a) a posição do indivíduo na comunidade era definida pelo seu grau de parentesco com o patriarca e sua economia era natural e coletivista.
b) as classes sociais ligadas ao comércio, ao mesmo tempo que adquiriam maior poder econômico, procuravam ampliar seu domínio social.
c) a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.
d) a proibição da escravidão por dívidas pela oligarquia dominante estimulou a vinda para a cidade de artesãos estrangeiros, a fim de promover o comércio e atividades culturais.
e) cidade marítima dominada por camponeses proprietários de minifúndios, que permitia aos estrangeiros, Metecos, a realização de atividades culturais.

Os gregos, assim como muitos povos antigos, acreditavam em vários deuses. Ou seja, eles eram:
a) Cristãos Ortodoxos;
b) Monoteístas;
c) Ateus;
d) Politeístas.

No século VI a.C., Clístenes instituiu o Ostracismo, que resultava do poder de que dispunha a Assembleia Popular, em Atenas, para:
a) convocar homens válidos na defesa da pólis, em caso de guerra.
b) realizar a reforma agrária, conforme a posição social do cidadão.
c) perdoar os criminosos condenados à pena capital.
d) afastar os cidadãos considerados nocivos à ordem pública.
e) permitir que os templos servissem de refúgio aos perseguidos políticos.

E muitos a Atenas, para a pátria de geração divina,reconduzi, vendidos que foram - um injustamente, o outro justamente; e outros por imperiosas obrigações exilados, e que nem mais a língua ática falavam, de tantos lugares por que tinham errado; e outros, que aqui mesmo escravidão vergonhosa levavam, apavorados diante dos caprichos dos senhores, livres estabeleci.
O texto, um fragmento de um poema de Sólon – arconte ateniense, 594 a.C. -, citado por Aristóteles em A Constituição de Atenas, refere-se
A) ao fim da tirania.
B) à lei que permitia ao injustiçado solicitar reparações.
C) à criação da lei que punia aqueles que conspiravam contra a democracia.
D) à abolição da escravidão por dívida.
E) à instituição da Bulé.

Em relação à sociedade ateniense, marque a alternativa verdadeira:
a) Era formada pelos cidadãos, que possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, concentrando as terras e ocupando os principais cargos políticos; pelos metecos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que não possuíam direitos políticos.
b) Era formada pelos metecos, que possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, concentrando as terras e ocupando os principais cargos políticos; pelos cidadãos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que possuíam direitos políticos.
c) Era formada pelos cidadãos, que não possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, pelos metecos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que não possuíam direitos políticos.
d) Atenas foi a primeira cidade grega a desenvolver a democracia, em que grande parte da população poderia ocupar os principais cargos políticos. Os metecos, por exemplo, tinham acesso às terras e possuíam um grande prestigio social; os cidadãos eram considerados ricos, mas aceitavam a participação popular no governo da cidade.

Cite e explique as duas principais características da cidade-estado Esparta.

Cite e explique as duas principais características da cidade-estado de Atenas.

Mais conteúdos dessa disciplina