Buscar

Os compostos que as células utilizam para sua nutrição e seu metabolismo possuem uma relação diretamente relacionada com sua solubilidade nas camad...

Os compostos que as células utilizam para sua nutrição e seu metabolismo possuem uma relação diretamente relacionada com sua solubilidade nas camadas de moléculas lipídicas das membranas e sua capacidade de atravessá-las. Nesse contexto, os compostos hidrofóbicos lipossolúveis, como hormônios esteroides, colesterol e ácidos graxos, são difundidos com facilidade pela membrana. As substâncias hidrossolúveis conseguem ser transportadas nas células, porém com maior dif iculdade. A conformação dessas moléculas inf luencia no modo como são transportadas, ou seja, obrigatoriamente irão contar com mecanismos especiais como o transporte ativo e a difusão facilitada.
I. A molécula tem natureza iônica e deve atravessar a membrana por proteínas canais, reguladas por voltagem ou por algum ligante.
II. A molécula é hidrossolúvel e será transportada por difusão facilitada.
III. A difusão simples da molécula será possível quando ela atravessar a membrana por proteínas carreadoras.
IV. Ocorre transporte ativo da molécula quando ela for levada do meio de maior concentração para o de menor concentração.
II e III, apenas.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE 2 PROCESSOS
9 pág.

Processos Universidade PotiguarUniversidade Potiguar

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no contexto fornecido, a alternativa correta é a II. A molécula é hidrossolúvel e será transportada por difusão facilitada.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais