Buscar

A profissão farmacêutica, ao longo de sua trajetória, passou por crises e mudanças, superando marcos históricos importantes, impostos por diferent...


A profissão farmacêutica, ao longo de sua trajetória, passou por crises e mudanças, superando marcos históricos importantes, impostos por diferentes cenários econômicos e sócio-políticos. Em 07 de abril de 1981, o Decreto Federal n.º 85.878 estabeleceu normas para execução da Lei n.º 3.820/1960 sobre o exercício da profissão de farmacêutico. Em acordo com as novas tendências do mercado de trabalho, as diretrizes curriculares atuais dos cursos superiores de Farmácia estabelecem que o egresso está apto a desempenhar suas funções em 131 especialidades distribuídas em 10 áreas de atuação regulamentadas pela Resolução n.º 572, de 25 de abril de 2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Esta Resolução/CFF dispõe sobre a regulamentação das especialidades farmacêuticas, por linhas de atuação, ou seja, "o conjunto de conhecimentos afins do exercício profissional, agrupados conforme as especialidades farmacêuticas, reconhecidas pelo Conselho Federal de Farmácia". As linhas de atuação são as seguintes: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia.

 

Disponível em: http://www.crf-rj.org.br/arquivos/fiscalizacao/resolucoes/ResolucaoCFF572.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.

 

 

Considerando a Resolução/CFF n.º 572/2013 e o Decreto n.º 85.878/1981, julgue as afirmações a seguir acerca da aplicação prática destas Legislações.

 

I. A atuação do farmacêutico nas atividades não privativas das especialidades definidas não prejudicará o exercício destas por outros profissionais igualmente habilitados, conforme legislação específica.

 

II. São atribuições privativas de farmacêuticos a elaboração de laudos técnicos e a realização de perícias técnico-legais relacionados com atividades, produtos, fórmulas, processos e métodos farmacêuticos ou de natureza farmacêutica.

 

III. Outras especialidades farmacêuticas podem ser propostas por entidade interessada ao Conselho Federal de Farmácia, sendo que as especialidades farmacêuticas podem ser direcionadas para a área humana e veterinária.

 

IV. São atribuições não privativas de farmacêuticos a direção, a responsabilidade técnica e o desempenho de funções especializadas exercidas em controle, pesquisa e perícia da poluição atmosférica e tratamento dos despejos industriais.

 

É correto o que se afirma em

A) 

I e II, apenas.

B) 

I, II e III, apenas.

C) 

I, II, III e IV.

D) 

III e IV, apenas.

E) 

IV, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: B) I, II e III, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais