Buscar

47. Sobre os negócios jurídicos previstos no Código Civil Brasileiro, assinale a alternativa CORRETA. Quando a lei dispuser que determinado ato é a...

47. Sobre os negócios jurídicos previstos no Código Civil Brasileiro, assinale a alternativa CORRETA.
Quando a lei dispuser que determinado ato é anulável, sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação, será este de quatro anos, a contar da data de início do ato.
O falso motivo sempre vicia a declaração de vontade, seja ou não expresso como razão determinante do negócio.
A incapacidade relativa de uma das partes pode ser invocada pela outra em benefício próprio.
Se ambas as partes procederem com dolo, qualquer uma delas poderá alegá-lo para anular o negócio ou para reclamar indenização.
Nos casos de solidariedade ou indivisibilidade, o pronunciamento judicial de anulabilidade do negócio jurídico beneficia também aqueles que não a alegaram em juízo.
a) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
b) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
c) Apenas as assertivas II, III e V estão corretas.
d) Apenas as assertivas III, IV e V estão corretas.
e) Apenas as assertivas I, III e V estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

puc pr 2017 tj ms analista judiciario area fim prova
20 pág.

Concursos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: I. Quando a lei dispuser que determinado ato é anulável, sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação, será este de quatro anos, a contar da data de início do ato. - Correta. II. O falso motivo sempre vicia a declaração de vontade, seja ou não expresso como razão determinante do negócio. - Correta. III. A incapacidade relativa de uma das partes pode ser invocada pela outra em benefício próprio. - Correta. IV. Se ambas as partes procederem com dolo, qualquer uma delas poderá alegá-lo para anular o negócio ou para reclamar indenização. - Correta. V. Nos casos de solidariedade ou indivisibilidade, o pronunciamento judicial de anulabilidade do negócio jurídico beneficia também aqueles que não a alegaram em juízo. - Incorreta. Portanto, a alternativa correta é a letra "d) Apenas as assertivas III, IV e V estão corretas."

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando