Buscar

Leia o trecho a seguir: “O abuso de maconha entre adolescentes dos países desenvolvidos vem aumentando significativamente nas últimas décadas [...]...

Leia o trecho a seguir:
“O abuso de maconha entre adolescentes dos países desenvolvidos vem aumentando significativamente nas últimas décadas [...]. Recentes estudos longitudinais demonstraram uma associação positiva, numa curva de dose-efeito, entre o uso de maconha durante a adolescência e um risco aumentado do diagnóstico de esquizofrenia no futuro [...]. Isso levou alguns investigadores a hipotetizar que possivelmente o abuso de maconha funcionaria como um fator de risco para o desenvolvimento de sintomas esquizofrênicos em indivíduos vulneráveis.”
Fonte: SOARES W. et al. Uso de maconha na adolescência e risco de esquizofrenia. Brazilian Journal of Psychiatry, [s.l.], v. 25, n. 3, pp. 131-132, 2003. Disponível em: . Acesso em 18 set. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as principais substâncias psicoativas naturais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. O componente THC, presente na maconha, tem sido demonstrado como a causa base do desenvolvimento da esquizofrenia em adolescentes.
II. A maconha é uma planta, portanto, contém substâncias psicoativas de origem natural. A maconha, o ópio e a nicotina são substâncias utilizadas desde a antiguidade em vários países.
III. O componente canabidiol tem sido útil para o tratamento da epilepsia refratária, ou seja, quando outros tratamentos não se demonstram eficazes para o paciente.
IV. A maconha é uma substância psicotrópica alucinógena, ou seja, altera a atividade do SNC (sistema nervoso central), desfigurando as percepções do indivíduo e distorcendo o que é real.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, F, V.
F, V, V, V.
F, F, F, V.
F, F, V, V.
V, V, V, F.
V, F, F, V.

Essa pergunta também está no material:

Psicofarmacologia AOL 1
6 pág.

Psicofarmacologia Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas: I. O componente THC, presente na maconha, tem sido demonstrado como a causa base do desenvolvimento da esquizofrenia em adolescentes. - Falsa. O THC tem sido associado, mas não comprovado como causa base. II. A maconha é uma planta, portanto, contém substâncias psicoativas de origem natural. A maconha, o ópio e a nicotina são substâncias utilizadas desde a antiguidade em vários países. - Verdadeira. A maconha é uma planta com substâncias psicoativas naturais. III. O componente canabidiol tem sido útil para o tratamento da epilepsia refratária, ou seja, quando outros tratamentos não se demonstram eficazes para o paciente. - Verdadeira. O canabidiol tem sido útil para o tratamento da epilepsia refratária. IV. A maconha é uma substância psicotrópica alucinógena, ou seja, altera a atividade do SNC (sistema nervoso central), desfigurando as percepções do indivíduo e distorcendo o que é real. - Verdadeira. A maconha é uma substância psicotrópica alucinógena. Portanto, a sequência correta é: V, F, F, V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais