Buscar

No núcleo das teorias chinesas do autocultivo moral, está o conceito de virtude. O termo chinês para virtude é "Te". No transcurso de dinastias, o ...

No núcleo das teorias chinesas do autocultivo moral, está o conceito de virtude. O termo chinês para virtude é "Te". No transcurso de dinastias, o "Te" (virtude) assumiu concepções específicas. No que concerne às variações do termo chinês "Te" em duas dinastias, analise as sentenças a seguir:
I- Até a dinastia Shang no século XII a.C., era entendido como "uma espécie de poder que se acumulava ou residia dentro de um indivíduo que agia, favoravelmente, a um espírito ou a outra pessoa".
II- Até a dinastia Sui (581 a 618 d.C.), o "Te" (virtude) era entendido como a arte do autocontrole e da coragem em combate no campo de batalha.
III- Com a dinastia Zhou, aproximadamente no século XI a.C., a virtude esteve intimamente ligada ao estado. Os antigos reis sábios governavam através da propriedade ritual e dos costumes, e não pela lei e pela força, pois os bons governantes exibiam reverência sincera pelo seu passado e se preocupavam em cuidar do bem-estar material e espiritual do povo e manter a harmonia entre céu e terra.
IV- A partir da Dinastia Qin (221 a 207 a.C), a virtude era compreendida como derivada de exercícios espirituais para o alcance da ausência de sofrimento e, portanto, para o estabelecimento da paz de espírito.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.