Sabemos que a língua de sinais é completa e tão complexa quanto as línguas orais e com isso apresenta estrutura gramatical. O linguista Stokoe que comprovou a completude das línguas de sinais em 1960 propôs três componentes da estrutura interna dos sinais que são: Escolha uma:
a. Ponto de exatidão, sinal morfológico e datilologia b. Configuração interna, grafema e fonema c. Localização (l), completude (c), espaço visual (e.v) d. Palavra, frase e textos complexos a disciplina Cap 03). Surdez leve – capacidade de ouvir a voz humana, a pessoa tende a aumentar a voz progressivamente. Surdez moderada – não é possível ouvir as palavras com clareza. surdez severa – surdez que só permite perceber os sons muito graves. surdez profunda – a pessoa não retém som algum, não ouve nada. e. V, V, V, V.
Destacamos a criatividade que o falante tem para inventar novas palavras e de ter um estilo próprio de fala. Isso ocorre com a Libras, pois, mesmo cada país adotando uma língua de sinais própria, não é possível estabelecer uma homogeneidade linguística por todo seu território nacional. Sempre que houver a reunião de um grupo de sinalizadores, haverá abertura para criação de novos falares ou modificação nos falares produzidos, e todos esses novos modos serão carregados de peculiaridades da região onde o grupo está localizado .Como são chamados estes modos peculiares de fala de cada região?
a. Sintaxe b. Universais c. Sintáticos d. Gramatical e. Dialetos
Escolha uma:
a. ( )Refere-se a Língua dos surdos-mudos do Brasil. b. ( )Libras refere-se a língua sinalizada e LIBRAS refere-se a Línguas gestuais do Brasil. c. ( )Refere-se a línguas gestuais dos deficientes auditivos brasileiros. d. ( )Li de Língua e Bra- de Brasileira, S de surda, portanto, refere-se a Língua brasileira-Surda. e. ( )Refere-se a Língua brasileira de sinais ou Língua de sinais brasileira.
Com base nessa afirmação, observe os sinais e encontre respectivamente sua significação:
a. ( )Significam respectivamente: OUVIDO, CABELO E DEDO MINDINHO. b. ( )Todos os sinais apresentam um único significado em três modos diferentes de sinalizar uma PESSOA SURDA. c. ( ) Significam respectivamente: SURDO, OUVINTE E OI. d. ( )São apenas mímicas que favorecem chamar atenção das pessoas para aprender outra língua. e. ( )Significa respectivamente: TELEFONE , COTONETE E LAÇO.
( ) surdez leve – capacidade de ouvir a voz humana, a pessoa tende a aumentar a voz progressivamente;
a. V, V, V, V. b. V, F, V, V. c. F, F, F, F. d. V, V, F, F. e. F, F, V, V.
Relacione corretamente cada um destes aspectos linguísticos: ( 1 ) Fonológico ( 2 ) Morfológico ( 3 ) Sintático ( 4 ) Semântico ( ) Se ocupa em estudar as unidades mínimas da composição das palavras; ( ) Se ocupa com as escolhas das palavras; ( ) Se ocupa em organizar as palavras na frase; ( ) Busca a relação das palavras e o sentido que elas têm. a. 2, 1, 4, 3 b. 4, 2, 1, 3 c. 3, 2, 4, 1 d. 1, 2, 3, 4 e. 1, 4, 2, 3
O segundo parâmetro – a locação – refere-se ao espaço onde o sinal será realizado, podendo ser no próprio corpo do sinalizador ou no espaço neutro (espaço “vazio” a frente do corpo do sinalizador, precisamente entre a cabeça e o quadril). Conforme Brito (1995), há três pontos principais de locação, quais são eles?
a. Cabeça, costas e joelhos. b. Dedos, mão e cabeça. c. Cabeça, barriga e joelhos. d. Testa, abdome e dedos. e. Cabeça, tronco e mão.
Sabemos que a língua de sinais é completa e tão complexa quanto as línguas orais e com isso apresenta estrutura gramatical. O linguista Stokoe que comprovou a completude das línguas de sinais em 1960 propôs três componentes da estrutura interna dos sinais que são:
a. Ponto de exatidão, sinal morfológico e datilologia b. Configuração interna, grafema e fonema c. Localização (l), completude (c), espaço visual (e.v) d. Palavra, frase e textos complexos progressivamente. Surdez moderada – não é possível ouvir as palavras com clareza. surdez severa – surdez que só permite perceber os sons muito graves. surdez profunda – a pessoa não retém som algum, não ouve nada. e. V, V, V, V.
Quanto aos empréstimos linguísticos da Libras, destaca-se inicialmente o alfabeto manual. Ele é, na verdade, um recurso paliativo, usado apenas para se referir a nomes próprios e a objetos que não tenham um sinal na Libras. Ainda com relação ao alfabeto manual, deve-se ressaltar que dele são extraídos os outros empréstimos linguísticos da Libras.
a. Alfabeto manual. b. Alfabeto digital. c. Comunicação espacial. d. Código manual. e. Dialeto manual.
A Libras é uma língua de modalidade espaço visual ou gestual espacial, diferente da Língua portuguesa de modalidade oral-auditiva. Para que compreendamos a importância da Libras na história dos surdos brasileiros, importa destacar que a Língua de sinais brasileira foi oficializada por meio da Lei 10.436/02 (BRASIL, 2002) e posteriormente regulamentada pelo Decreto 5626/2005 (BRASIL, 2005). Com isso os cidadãos brasileiros precisam conhecê-la ao menos para que possa estabelecer interações básicas com as pessoas surdas. Com base nessa afirmação, observe os sinais e encontre respectivamente sua significação:
a. ( )Todos os sinais apresentam um único significado em três modos diferentes de sinalizar uma PESSOA SURDA. b. ( )Significam respectivamente: OUVIDO, CABELO E DEDO MINDINHO. c. ( )São apenas mímicas que favorecem chamar atenção das pessoas para aprender outra língua. d. ( ) Significam respectivamente: SURDO, OUVINTE E OI. e. ( )Significa respectivamente: TELEFONE , COTONETE E LAÇO.