Buscar

Nicanor guia seu automóvel pela via preferencial em área urbana a aproximados 60 km/h quando Lourival, distraído, converge em velocidade baixa para...

Nicanor guia seu automóvel pela via preferencial em área urbana a aproximados 60 km/h quando Lourival, distraído, converge em velocidade baixa para a via preferencial, na qual já estava Nicanor; a distância entre os veículos permitiria a Nicanor desviar ou frear seu automóvel, evitando a colisão, o que ele efetivamente não fez, por considerar que, estando na preferencial, não seria obrigado a frear ou desviar do veículo de Lourival, porque ele, segundo entende, “estava errado”. Um dos personagens cometeu um ato ilícito civil e será obrigado a reparar os prejuízos causados ao outro. Assinale a alternativa correta.
a) Lourival será obrigado a indenizar, porque não é correto dirigir distraído, atitude negligente que pode causar acidentes de trânsito e, portanto, gera a hipótese de incidência da responsabilidade.
b) Lourival será obrigado a indenizar o prejuízo causado, por estar circulando em velocidade inferior à mínima estabelecida para o local, o que, de fato, causou o acidente e a responsabilidade.
c) Nicanor será obrigado a reparar os prejuízos, porque não frear ou desviar-se do automóvel de Lourival quando isso era possível, mesmo que estando em via preferencial, se constitui em ato ilícito.
d) Lourival será obrigado a indenizar o prejuízo causado, porque praticou um ato ilícito quando convergiu para a via preferencial, independentemente de qualquer outra norma legal.
e) Nicanor será obrigado a reparar os prejuízos, porque Lourival é inadimplente e essa circunstância – o patrimônio nulo – leva o cidadão à irresponsabilidade civil pela impossibilidade de adimplemento.
c) Nicanor será obrigado a reparar os prejuízos, porque não frear ou desviar-se do automóvel de Lourival quando isso era possível, mesmo que estando em via preferencial, se constitui em ato ilícito.

Essa pergunta também está no material:

prova de direito
6 pág.

Direito Aplicado A Gestao

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais