Logo Passei Direto
Buscar
ortas escolares podem ser utilizadas como recursos pedagógicos nas disciplinas de:

a) Matemática e história.
b) Ciências apenas.
c) Humanas.
d) Biologia.
e) São diversas as possibilidades de disciplinas.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

As hortas escolares são recursos pedagógicos muito versáteis e podem ser utilizadas em diversas disciplinas, pois promovem o aprendizado prático e interdisciplinar. Elas podem ser aplicadas em ciências, biologia, matemática (por meio de medições e cálculos), história (estudando a evolução da agricultura), entre outras. Analisando as alternativas: a) Matemática e história - Embora sejam disciplinas que podem se beneficiar, não abrangem todas as possibilidades. b) Ciências apenas - Limita o uso das hortas a uma única disciplina. c) Humanas - Também é uma limitação, pois não abrange outras áreas. d) Biologia - Embora seja uma disciplina relevante, não é a única que pode utilizar as hortas. e) São diversas as possibilidades de disciplinas - Esta opção reconhece a versatilidade das hortas escolares. Portanto, a alternativa correta é: e) São diversas as possibilidades de disciplinas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

As hortas escolares podem ser utilizadas como recursos pedagógicos em diversas disciplinas, incluindo Matemática, Ciências, Biologia, e até mesmo em estudos relacionados à História e disciplinas das Ciências Humanas. Portanto, a alternativa correta é a letra "e) São diversas as possibilidades de disciplinas".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Como pode ser entendida a transição nutricional observada atualmente no Brasil?
A. Um conceito que descreve a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, da urbanização, do desenvolvimento de novas tecnologias, das taxas de natalidade e de outros fatores. Este conceito refere-se à transição demográfica.
B. Refere-se às modificações, em longo prazo, dos padrões de morbidade, invalidez e morte que caracterizam uma população específica e que, em geral, ocorrem em conjunto com outras transformações demográficas, sociais e econômicas. Este conceito refere-se à transição epidemiológica.
C. �nea aos casos de sobrepeso e obesidade.
D. O conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos visando determinadas características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais padronizadas, segundo as quais os alimentos seriam adequados ao consumo. Este conceito refere-se à segurança dos alimentos.
E. Quando ocorre uma inversão nos padrões de distribuição dos problemas nutricionais de uma dada população no tempo, sendo, em geral, uma passagem da desnutrição para a desnutrição crônica. A inversão dos padrões refere-se, geralmente, à passagem da desnutrição para a obesidade.
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

O que a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) abrange?
A. A conservação da biodiversidade, sem se importar com a utilização sustentável dos recursos.
B. Dimensões ambientais, econômicas, regionais e sociais, excluindo-se as culturais.
C. A alimentação adequada como direito fundamental humano, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a SAN da população.
D. Consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos em quantidade suficiente, mesmo que seja com baixa qualidade.
E. O foco principal na dimensão alimentar (produção de alimentos, disponibilidade, modelos de produção, etc.). O conceito deve englobar também a dimensão nutricional (consumo, hábitos, dieta, sanidade, etc.)
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

Sobre o histórico da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), assinale a alternativa correta.
A. A EAN, em seu histórico, demonstrou-se efetiva quando se situa em ações e intervenções reducionistas de adestramento. Desta forma, a EAN não se mostrou efetiva.
B. No Brasil, a EAN como prática organizada iniciou na década de 1990, com a publicação do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para políticas públicas.
C. Conforme demonstrado ao longo dos anos, práticas que não levam em consideração os aspectos sensoriais e culturais podem ser efetivas, desde que o público-alvo das ações de EAN integre grupos vulneráveis com fome.
D. Como exemplo de iniciativas públicas que promovam a alimentação saudável e adequada, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em 2009, incluiu em suas diretrizes a aquisição de produtos práticos, ultraprocessados, que podem auxiliar na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
E. Atualmente, o desafio da EAN é ultrapassar os limites das ações dirigidas ao consumo de alimentos e seu consequente impacto na saúde e estendê-las para as dimensões que abranjam a produção e o abastecimento de alimentos.
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

Pelas definições recentes, indique um aspecto correto para o conceito de “alimentação saudável e adequada”.
A. É um direito das pessoas mais vulneráveis.
B. Prática alimentar adequada aos aspectos biológicos, sem considerar os demais.
C. Deve atender aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer.
D. Independente do modo de produção e não se preocupa com a sustentabilidade.
a) A
b) B
c) C
d) D

O princípio da Intersetorialidade das ações de EAN envolve:

a) A articulação e cooperação entre diferentes setores e áreas de governo, organizações da sociedade civil, setor privado e demais atores sociais.
b) A promoção da dependência das ações de EAN em relação a um único setor ou área de governo.
c) A desconsideração da diversidade de atores sociais envolvidos nas ações de EAN.
d) A exclusão da participação da sociedade civil nas ações de EAN.
e) A limitação das ações de EAN a um único setor governamental.

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) se configura como um campo de conhecimento e prática contínua e permanente, intersetorial e multiprofissional, que utiliza diferentes abordagens educacionais. Em relação aos princípios para as ações de EAN, assinale a alternativa correta.

A. O caráter não permanente indica que a EAN precisa estar presente apenas na formação dos hábitos alimentares na primeira infância.
B. A EAN deve ignorar a legitimidade dos saberes oriundos da cultura, religião e ciência.
C. A promoção do autocuidado tem como foco principal apoiar as pessoas para que se tornem agentes produtores sociais de sua saúde.
D. As abordagens educativas e pedagógicas adotadas em EAN devem privilegiar os processos passivos.
E. As estratégias e os conteúdos de EAN devem ser desenvolvidos de maneira descoordenada e utilizar abordagens que se complementem de forma desarmônica.

A teoria e a prática da EAN apresentam a finalidade comum de possibilitar ao ser humano assumir a responsabilidade pelos atos relacionados à alimentação. Assim, afirma-se que:

A. A EAN deve ser conscientizadora e libertadora.
B. Crianças e idosos não estão aptos a fazerem escolhas alimentares saudáveis sozinhos.
C. O predomínio das ciências biológicas na formação do nutricionista é fundamental no preparo do aluno para assumir atividades educativas na área de alimentação e saúde.
D. O seguimento da dieta prescrita é o maior desafio da educação nutricional.
E. O nutricionista é o único profissional que tem o dom necessário para alcançar o objetivo da EAN.

A neofobia alimentar está relacionada à introdução da alimentação complementar, sendo definida como a aversão da criança a experimentar novos alimentos e sabores. Muitas estratégias de EAN são utilizadas justamente para driblar esse processo. Assinale a alternativa correta:

A. Para enfrentar essa dificuldade, as ações de EAN devem incentivar a introdução de novos alimentos, sendo as crianças encorajadas a descobrir novos sabores, cheiros e texturas que não conheçam.
B. Diante da negação de um novo alimento, a melhor estratégia a ser adotada é a substituição deste pelo leite materno ou fórmula láctea.
C. O ideal é que o alimento seja apresentado até cinco vezes para a criança. Se em cinco momentos distintos não houver aceitação, significa que a criança não gosta do alimento.
D. Em muitos momentos, deve-se forçar a criança a provar o alimento quando ela apresentar resistência.
E. Uma forma de motivar e alimentar a criança é deixar a televisão ligada. Assim, a criança se distrai com o desenho animado de sua preferência e come adequadamente.

Mais conteúdos dessa disciplina