Buscar

Texto 1 "No modelo tradicional de medicina, todos os dados relativos ao estado de saúde do paciente eram coletados apenas de forma intermitente, so...

Texto 1

"No modelo tradicional de medicina, todos os dados relativos ao estado de saúde do paciente eram coletados apenas de forma intermitente, sobretudo por ocasião das consultas médicas, e ficavam dispersos em arquivos analógicos ou em diferentes bancos digitais de registros médicos. Hoje, porém, dispomos de uma opção bem melhor: tecnologias pessoais capazes de monitorar continuamente os sinais vitais e registrar de forma abrangente os dados coletados." 


Texto 2

"Atualmente, resolvemos quase tudo pelos aplicativos de mensagens e redes sociais. Mas é preciso cautela para que a relação humana entre médico e paciente não seja deixada de lado", comenta e faz um alerta sobre consultas não presenciais: 

"Essa aparente facilidade esconde algumas armadilhas que devem ser consideradas em uma consulta médica. A consulta virtual reduziria o processo de maneira significativa. A anamnese se resumiria a um preenchimento de formulário; o exame físico se basearia em fotos ou vídeos enquadrados a critério dos pacientes; o diagnóstico baseado em algoritmos; e a conduta em consensos e protocolos preestabelecidos. Transformaríamos o cuidado à saúde em uma ciência exata, absoluta, cartesiana." 


A partir das ideias dos textos, avalie as proposições.

I. A tecnologia é auxílio em todas as áreas de atuação humana, sendo observados até o momento somente benefícios, inclusive na medicina.

II. Ao longo do tempo, a tecnologia vem alterando o fazer nos diferentes âmbitos profissionais, muitas vezes para melhor, mas nem sempre.

III. Mesmo trazendo benefícios, o papel da tecnologia nas profissões deve sempre ser revisto e questionado criteriosamente.

IV. A tecnologia modifica o mundo, trazendo inúmeros benefícios, a ponto de, já no tempo presente, permitir substituir satisfatoriamente a relação humana entre médico e paciente.

Assinale uma alternativa.


Estão corretas apenas I, II e III.


Estão corretas I, III e IV.


Estão corretas apenas II e III.


Estão corretas apenas III e IV.


Estão corretas apenas II e IV.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir das ideias dos textos, as proposições corretas são: I. A tecnologia é auxílio em todas as áreas de atuação humana, sendo observados até o momento somente benefícios, inclusive na medicina. II. Ao longo do tempo, a tecnologia vem alterando o fazer nos diferentes âmbitos profissionais, muitas vezes para melhor, mas nem sempre. III. Mesmo trazendo benefícios, o papel da tecnologia nas profissões deve sempre ser revisto e questionado criteriosamente. Portanto, a alternativa correta é: "Estão corretas apenas I, II e III."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais