Buscar

DESAFIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diante do exposto, faça a si mesmo seis questionamentos sobre coisas da vida e classifique-os conforme seu conteúdo filosófico. Para realizar essa atividade, você deverá observar as diferentes naturezas dos conteúdos filosóficos, relacionando os questionamentos aos conteúdos. Em primeiro lugar, você justificará a escolha dos questionamentos que fará. Em segundo, você responderá a tais questionamentos. Em terceiro, você classificará os questionamentos conforme seu conteúdo filosófico, ou seja, se é metafísico, epistemológico ou axiológico. Por fim, você justificará suas escolhas de classificação do conteúdo.
Pergunta: Os homens possuem conhecimentos inatos? Justificativa: Pensar sobre as condições para aquisição de conhecimentos. Resposta: Não. Ao nascermos somos como uma folha em branco que vai sendo preenchida conforme acumulamos experiências e conhecimentos na vida. Classificação: Epistemologia.
Pergunta: Por que é possível afirmar que algo é belo? Justificativa: Pensar sobre a formação de um juízo estético. Resposta: Afirmamos que algo é belo quando comparamos o que se apresenta aos nossos sentidos e geramos uma reflexão em nossa imaginação comparando nossas experiências estéticas anteriores ao que estamos avaliando no momento. Classificação: Axiologia.
Pergunta: Posso afirmar que eu existo de fato? Justificativa: Pensar sobre a existência dos sujeitos no mundo. Resposta: Sim, se existe pensamento, existe um ser que pensa. Quando sonhamos, por exemplo, não existem condições de reflexão, apenas agimos ou reagimos ao que está em nossa volta. A reflexão intelectual é prova da existência. Classificação: Metafísica.
Pergunta: É possível confiar no uso dos sentidos para a formação de um conhecimento verdadeiro? Justificativa: Pensar sobre as limitações na cognitivas na aquisição de conhecimentos. Resposta: Não, se olharmos um pilar esférico a uma certa distância não percebemos sua curvatura e chegamos a afirmar que sua forma é retangular. Se nossos sentidos podem nos enganar sobre algo tão simples quanto a forma geométrica de uma figura, não podemos confiar neles para formar um conhecimento verdadeiro sobre as coisas. Classificação: Epistemologia
Pergunta: É correto pensar em matar alguém se este assassinato poupar outras vidas?Justificativa: Pensar sobre relações éticas na vida prática. Resposta: Sim, a chamada Ética Utilitarista, analisa as consequências da ação como o valor que deve promover o maior bem comum. Classificação: Axiologia.

Continue navegando