Logo Passei Direto
Buscar
A aprovação da nova LDB em parte contempla todos os setores da sociedade, o que foi um grande salto para a educação brasileira. Defendia as forças conservadoras, aquelas que temiam a democratização da vida nacional e de certa forma a gratuidade de ensino para as camadas populares, possibilitando uma participação mais ativa na vida econômica e política do país (ROMANELLI, 2013). Marque a alternativa correta sobre a estrutura do ensino:

A. A estrutura tradicional do ensino brasileiro na nova LDB foi mantida e o sistema era organizado em ensino pré-primário; ensino primário de quatro anos; ensino médio, dividido em dois ciclos: o ginasial de quatro anos e o colegial de três anos; e o ensino superior.
B. A estrutura foi organizada apenas para a zona urbana que considerou o ensino primário e o secundário como o mais importante e sem ter organizado o ensino superior.
C. Foi organizado o ensino para as elites com o ensino primário de quatro anos; ensino médio, dividido em dois ciclos.
D. A estrutura tradicional do ensino brasileiro na nova LDB foi mantida e o sistema era organizado em ensino pré-primário; ensino primário de quatro anos; ensino médio, dividido em dois ciclos, somente.
User badge image
EducacaoHistorica

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação à nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e sua estrutura de ensino. A. A estrutura tradicional do ensino brasileiro na nova LDB foi mantida e o sistema era organizado em ensino pré-primário; ensino primário de quatro anos; ensino médio, dividido em dois ciclos: o ginasial de quatro anos e o colegial de três anos; e o ensino superior. - Esta alternativa descreve corretamente a estrutura tradicional que foi mantida na nova LDB. B. A estrutura foi organizada apenas para a zona urbana que considerou o ensino primário e o secundário como o mais importante e sem ter organizado o ensino superior. - Esta alternativa é incorreta, pois a LDB abrangeu todo o território nacional e incluiu o ensino superior. C. Foi organizado o ensino para as elites com o ensino primário de quatro anos; ensino médio, dividido em dois ciclos. - Esta alternativa é imprecisa, pois a LDB não se limitou apenas às elites e não menciona o ensino superior. D. A estrutura tradicional do ensino brasileiro na nova LDB foi mantida e o sistema era organizado em ensino pré-primário; ensino primário de quatro anos; ensino médio, dividido em dois ciclos, somente. - Esta alternativa é semelhante à A, mas diz "somente", o que pode dar a entender que não há ensino superior, o que é incorreto. Após essa análise, a alternativa correta é a: A. A estrutura tradicional do ensino brasileiro na nova LDB foi mantida e o sistema era organizado em ensino pré-primário; ensino primário de quatro anos; ensino médio, dividido em dois ciclos: o ginasial de quatro anos e o colegial de três anos; e o ensino superior.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa D. A estrutura tradicional do ensino brasileiro na nova LDB foi mantida e o sistema era organizado em ensino pré-primário; ensino primário de quatro anos; ensino médio, dividido em dois ciclos, somente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Níveis da escola romana:

A. Secundária, Retórica e Clássica.
B. Primeiro grau, Segundo Grau e Terceiro Grau.
C. Elementar, secundária e Retórica.
D. Ginásio, Secundário e Retórica.

Segundo a Educação Espartana:

A. A educação tinha objetivo nas áreas exatas, sem utilizar a retórica e o uso da filosofia.
B. A instrução era voltada para a preparação física e militar visando à guerra. Não havia, nesse período, uma educação voltada à compreensão humanística do mundo.
C. A educação intelectual foi situada no mesmo patamar da educação física, com o objetivo de formar o homem em sua plenitude tanto corpórea quanto intelectual.
D. A instrução tinha uma visão religiosa e humanística, voltando a educação para a preparação do físico e do intelecto.

Diante dessa situação, as correntes teóricas estruturalistas predominantes na década de 1970 recusaram quais ideias

A. Expressão de cada um e da não autonomia dos sujeitos como sementes das quais não poderão nascer uma atitude crítica para a reconstrução da tradição em etapas avançadas da escolarização.
B. O fracasso escolar mediante a não neutralidade do ensino, de educação passiva e não construtivista.
C. A evasão e o fracasso relacionado com a não necessidade de um país letrado e não educado, como um projeto ideal de educação.
D. Precedentes que atribuíam o fracasso

Chega-se, assim, a uma definição do significado básico que democratização tem no texto ora apresentado: trata-se do processo histórico, comum às sociedades de classes, mas peculiar e característico das sociedades capitalistas, que coloca em processo permanente de conflito, classes e frações de classes que se organizam para a defesa dos seus interesses. Não se trata de um conjunto de valores e práticas independente das condições sociais vigentes. Marque a alternativa correta que demonstra o que é a democracia:

A. A democratização, nesse sentido de conflito e lutas concretas, acena com a possibilidade da mudança social, inclusive com a própria superação das divisões de classe e da existência de interesses antagônicos.
B. É a existência da norma culta para a maioria que permite considerar o uso da língua do “boêmio meio analfabeto da noite paulistana” como sendo algo do gênio
C. A democratização, nesse sentido de conflito e lutas concretas, acena com a possibilidade da permanência das desigualdades sociais, inclusive com a própria efetivação das divisões de classe e da existência de interesses antagônicos.
D. Formamos uma noção que não poderia ser chamada de conceito porque é o nosso entendimento apressado e falho de uma pessoa, situação ou entidade.

O processo democrático viu-se numa resistência política, um avanço quanto aos direitos políticos e sociais. As vozes que antes foram silenciadas pela democracia poderiam ser ouvidas. Para aprofundar nesse assunto, ver: MINTO, Lalo Watanabe. Educação e Lutas Sociais no Brasil Pós-Ditadura: da Democratização À Ausência de Alternativas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 54, p. 248. Disponível em: A resposta correta é: Trata-se, no fundo, do máximo de resistência obstinada possível; não um avanço em campo aberto na direção da democracia, mas uma tentativa de restringir o impacto das forças sociais que lutam pela revolução democrática e para reduzir seu espaço político.
Trata-se, no fundo, do máximo de resistência obstinada possível; não um avanço em campo aberto na direção da democracia, mas uma tentativa de restringir o impacto das forças sociais que lutam pela revolução democrática e para reduzir seu espaço político.
A. Não são capazes de apreciar, sem preconceito, o uso de nosso idioma sem levar em conta o padrão culto.
B. Processo este que não foi contraditório: de um lado, estavam as forças populares, para as quais democratização implicava conquista de direitos e sem a participação nos processos decisórios.
C. Trata-se, no fundo, de uma flexibilidade política e sem resistência; um avanço em campo aberto na direção da democracia.
D. Trata-se, no fundo, do máximo de resistência obstinada possível; não um avanço em campo aberto na direção da democracia, mas uma tentativa de restringir o impacto das forças sociais que lutam pela revolução democrática e para reduzir seu espaço político.

Como o Brasil foi invadido pelos os europeus, não era tomado como prioridade o ensino para os índios e negros para uma transformação social. Privilegiava-se a camada elitizada para ocupar melhores posições da sociedade. Para aprofundar nesse assunto, ver: SHIGUNOV NETO, Alexandre. História da educação brasileira: do período colonial ao predomínio das políticas educacionais neoliberais. - São Paulo: Salta, 2015. Cap. 3, p. 80. Disponível em: A resposta correta é: Quase exclusivamente, pelos filhos de membros da camada média e alta da população.
Quase exclusivamente, pelos filhos de membros da camada média e alta da população.
A. Quase exclusivamente, pelos filhos de membros das famílias indígenas e dos negros.
B. Quase exclusivamente, pelos filhos de membros da camada média e alta da população.
C. Exclusivamente, pelos filhos de membros da camada média e alta da população.
D. Exclusivamente, pelos filhos de membros das famílias indígenas.

Mais conteúdos dessa disciplina