Buscar

Leia o trecho a seguir: "Apenas a multiplicidade de divisões políticas do Oriente Próximo muçulmano no final do século XI explica o sucesso inicial...

Leia o trecho a seguir: "Apenas a multiplicidade de divisões políticas do Oriente Próximo muçulmano no final do século XI explica o sucesso inicial da Primeira Cruzada. Dois grandes grupos dividiam o domínio dessas regiões: ao sul, o califado da dinastia fatímida do Cairo se estendia sobre o Egito e uma parte da Palestina, mas todo o restante do Oriente Próximo se achava sob o controle dos turcos seljúcidas. Originários do norte da Transoxiana (Turquestão Ocidental, além do rio Óxus), estes turcos nômades, convertidos ao Islã por volta do final do século X por missionários sunitas, tornaram-se inicialmente mercenários a serviço dos principados iranianos, depois senhores da região de Khorassam e a seguir ‘libertaram’ o califa da dinastia Abássida de Bagdá da tutela dos vizires persas considerados heréticos (porque eram xiitas), no ano de 1055". MORRISON, C. Cruzadas. São Paulo: LPM Pocket, 2011. A respeito do trecho extraído, considere as afirmativas a seguir:
I. A Dinastia Fatímida formou um califado com Fatímidas, dinastia xiita de origem árabe que reinou entre 909 e 1048 na África do Norte; e no Egito entre 969 e 1171.
IV. O sucesso dos cruzados cristãos se justifica em razão da desordem política dos inimigos (árabes).
a) I e IV, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA MEDIEVAL ORIENTAL-Unidade 3
6 pág.

História Medieval Centro Universitário Sant´AnnaCentro Universitário Sant´Anna

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as afirmativas: I. A Dinastia Fatímida formou um califado com Fatímidas, dinastia xiita de origem árabe que reinou entre 909 e 1048 na África do Norte; e no Egito entre 969 e 1171. IV. O sucesso dos cruzados cristãos se justifica em razão da desordem política dos inimigos (árabes). Com base no trecho fornecido, a afirmativa I está correta, pois descreve corretamente a Dinastia Fatímida. No entanto, a afirmativa IV está incorreta, pois o sucesso inicial da Primeira Cruzada foi explicado no trecho devido à multiplicidade de divisões políticas do Oriente Próximo muçulmano, não apenas devido à desordem política dos inimigos (árabes). Portanto, a resposta correta é: a) I e IV, apenas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais