Buscar

Dependendo da corrente historiográfica utilizada para a produção do conhecimento histórico, teremos um determinado posicionamento com relação à noç...

Dependendo da corrente historiográfica utilizada para a produção do conhecimento histórico, teremos um determinado posicionamento com relação à noção de sujeito, fato, fonte, verdade, entre outros aspectos. Do ponto de vista das correntes historiográficas críticas, para que a pesquisa histórica seja abrangente, no que diz respeito aos sujeitos históricos envolvidos, é necessário que o historiador esteja munido de fontes históricas variadas, enriquecendo a pesquisa. Sobre as fontes históricas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As fontes escritas constituem a forma mais antiga e confiável já utilizada pelo historiador. Como fonte escrita, entendem-se todas as formas de registro gráfico realizado pelo homem, exceto as cartas, por se tratar de um documento pessoal.
( ) As fontes históricas, nas suas diversas formas, auxiliam o historiador no processo de investigação histórica. A variedade de fontes permite que o historiador amplie a pesquisa, possibilitando o surgimento de novas problemáticas. A imparcialidade do historiador é fundamental neste processo.
( ) O cinema pode ser utilizado como fonte histórica, desde que seja problematizado e analisado como se deve. O historiador deve ter em mente que o filme é resultado da visão de diretores e produtores.
( ) As fontes orais são amplamente utilizadas na pesquisa histórica, apesar de sofrerem duras críticas até consolidarem-se como fonte. Os relatos orais trazem uma carga emocional significativa, dependendo do contexto histórico ao qual o entrevistado estava inserido.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) F - F - V - F.
d) F - V - F - F.

Essa pergunta também está no material:

Introdução aos Estudos Históricos (HID16) Avaliação 2
2 pág.

Introdução Aos Estudos Históricos Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais