Buscar

A prevenção de erros de medicação e a promoção da segurança do paciente são questões emergentes e de grande relevância no sistema nacional de saúde...

A prevenção de erros de medicação e a promoção da segurança do paciente são questões emergentes e de grande relevância no sistema nacional de saúde. Nesse contexto estão envolvidos diferentes profissionais de diversas áreas do conhecimento, setores, equipe multiprofissional e comunidade. As políticas públicas devem direcionar as ações com vistas a aprimorar o sistema de medicações, incluindo a determinação de processos mínimos que garantem boas práticas e a segurança da população. O que pode ser realizado, na tentativa de mudar positivamente esse panorama?
Adequar a metodologia de ensino para todos os tipos instituições e práticas assistenciais, generalizando o atendimento. Instituições de saúde devem desenvolver uma nova cultura voltada para a promoção contínua de segurança do paciente, sendo que todo local em que a enfermagem realiza suas praticas relacionadas à medicação deve dispor de infraestrutura e processos que garantam a realização da prática segura de medicação.
O processo de educação da equipe deve acontecer de forma intermitente. De acordo com os acontecimentos, por exemplo: apenas quando ocorrer um incidente com dano é que se deve pensar uma estratégia para ajudar a equipe no processo. É muito custo para a instituição manter um programa contínua de promoção, é necessário que o colaborador seja reponsabilidade pelo seu erro.
Instituições de saúde devem desenvolver uma nova cultura voltada para a promoção contínua de segurança do paciente, sendo que todo local em que a enfermagem realiza suas praticas relacionadas à medicação deve dispor de infraestrutura e processos que garantam a realização da prática segura de medicação. Afinal o erro de medicação é o único problema que deve ser melhorado.
Punição severa para todos os profissionais que cometerem erros. A punição tem se mostrado uma estratégia muito interessante para melhoria dos processos, pois o medo de ser punido aumenta a vontade do colaborador em não errar. As punições podem ser advertência verbal, escrita, e demissão do colaborador. A punição melhora a qualidade, não há dúvidas nisso.
As instituições de saúde devem promover treinamentos intermitentes e individuais para cada profissional que cometeu erro. Os treinamentos devem ser focados nos profissionais que erram, pois os outros não precisam, pois não erram, são bons profissionais e jamais errarão, a instituição tem total confiança neles e até são promovidos por serem os melhores.
a) Adequar a metodologia de ensino para todos os tipos instituições e práticas assistenciais, generalizando o atendimento. Instituições de saúde devem desenvolver uma nova cultura voltada para a promoção contínua de segurança do paciente, sendo que todo local em que a enfermagem realiza suas praticas relacionadas à medicação deve dispor de infraestrutura e processos que garantam a realização da prática segura de medicação.
b) O processo de educação da equipe deve acontecer de forma intermitente. De acordo com os acontecimentos, por exemplo: apenas quando ocorrer um incidente com dano é que se deve pensar uma estratégia para ajudar a equipe no processo. É muito custo para a instituição manter um programa contínua de promoção, é necessário que o colaborador seja reponsabilidade pelo seu erro.
c) Instituições de saúde devem desenvolver uma nova cultura voltada para a promoção contínua de segurança do paciente, sendo que todo local em que a enfermagem realiza suas praticas relacionadas à medicação deve dispor de infraestrutura e processos que garantam a realização da prática segura de medicação. Afinal o erro de medicação é o único problema que deve ser melhorado.
d) Punição severa para todos os profissionais que cometerem erros. A punição tem se mostrado uma estratégia muito interessante para melhoria dos processos, pois o medo de ser punido aumenta a vontade do colaborador em não errar. As punições podem ser advertência verbal, escrita, e demissão do colaborador. A punição melhora a qualidade, não há dúvidas nisso.
e) As instituições de saúde devem promover treinamentos intermitentes e individuais para cada profissional que cometeu erro. Os treinamentos devem ser focados nos profissionais que erram, pois os outros não precisam, pois não erram, são bons profissionais e jamais errarão, a instituição tem total confiança neles e até são promovidos por serem os melhores.

Essa pergunta também está no material:

Adg1 GESTÃO, QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE
2 pág.

Segurança do Paciente Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais