Ao tratar das reações iniciais de Colombo ao chegar à América, o excerto indica que o navegador A) considerou as línguas indígenas como expressão de outras culturas. B) interpretou as diferenças linguísticas como estratégia de resistência dos nativos. C) mostrou-se disposto a estudar e compreender as línguas dos indígenas. D) entendeu o ensino do castelhano aos indígenas como forma de civilização.
Os anfioxos (do grego, amphi = ambos e oxy = pontiagudo) fazem parte do grupo Cephalochordata. Esses animais marinhos são encontrados nas águas oceânicas das plataformas continentais e caracterizam-se pelo formato parecido com uma lâmina, não possuem cabeça, encéfalo ou olhos diferenciados. São animais dioicos que têm fecundação externa e apresentam fase larval. O esquema representa uma das fases do desenvolvimento embrionário do anfioxo. Essa fase é a A) gástrula, e as cavidades indicadas por 1 e 6 são, respectivamente, celoma e arquêntero. B) gástrula, e as estruturas indicadas por 2 e 3 são, respectivamente, tubo neural e notocorda. C) nêurula, e o folheto indicado por 5 e a estrutura indicada por 6 são, respectivamente, mesoderme e arquêntero. D) nêurula, e a cavidade indicada por 1 e a estrutura indicada por 3 são, respectivamente, celoma e notocorda.
A) gástrula, e as cavidades indicadas por 1 e 6 são, respectivamente, celoma e arquêntero. B) gástrula, e as estruturas indicadas por 2 e 3 são, respectivamente, tubo neural e notocorda. C) nêurula, e o folheto indicado por 5 e a estrutura indicada por 6 são, respectivamente, mesoderme e arquêntero. D) nêurula, e a cavidade indicada por 1 e a estrutura indicada por 3 são, respectivamente, celoma e notocorda.
As glândulas anexas do sistema digestivo, ou órgãos digestórios acessórios, produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento. Sobre o processo de digestão, analise as afirmacoes e assinale a alternativa CORRETA: A) a porção do pâncreas que exerce função endócrina é responsável pela síntese do suco pancreático, que contém enzimas que atuam na digestão de carboidratos, lipídios e proteínas. A porção que desempenha uma função hormonal ou exócrina é formada pelas Ilhotas de Langerhans, responsáveis pela produção de insulina e glucagon. B) as glândulas paratireóides são responsáveis pela produção de cerca de 30% da saliva. Sua porção secretora é composta exclusivamente por células serosas, que contêm grânulos de secreção ricos em proteínas e alta atividade de amilase. C) as funções do fígado são: regular a concentração sérica de várias espécies químicas como de carboidratos, de lipídios, de proteínas e dos produtos do seu metabolismo; armazenar vitaminas e metais; degradar hormônios; inativar drogas e toxinas; excretar colesterol e bilirrubina. D) a vesícula biliar é um órgão muscular responsável pela produção e armazenamento da bile, que é liberada no duodeno para auxiliar na digestão de lipídios.
A) a porção do pâncreas que exerce função endócrina é responsável pela síntese do suco pancreático, que contém enzimas que atuam na digestão de carboidratos, lipídios e proteínas. A porção que desempenha uma função hormonal ou exócrina é formada pelas Ilhotas de Langerhans, responsáveis pela produção de insulina e glucagon. B) as glândulas paratireóides são responsáveis pela produção de cerca de 30% da saliva. Sua porção secretora é composta exclusivamente por células serosas, que contêm grânulos de secreção ricos em proteínas e alta atividade de amilase. C) as funções do fígado são: regular a concentração sérica de várias espécies químicas como de carboidratos, de lipídios, de proteínas e dos produtos do seu metabolismo; armazenar vitaminas e metais; degradar hormônios; inativar drogas e toxinas; excretar colesterol e bilirrubina. D) a vesícula biliar é um órgão muscular responsável pela produção e armazenamento da bile, que é liberada no duodeno para auxiliar na digestão de lipídios.
O Brasil é um país de dimensões continentais com uma vasta diversidade climática. Isso favorece a heterogeneidade da nossa vegetação, desde florestas tropicais a campos naturais. Apesar das intensas atividades antrópicas ao longo dos séculos, os biomas brasileiros ainda são elementos marcantes na paisagem. Sobre os biomas e formações vegetais do Brasil, pode-se afirmar que: I - A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Em seu relevo predominam planícies e planaltos de baixas altitudes e apresentam 3 (três) substratos de vegetação: mata de terra firme, mata de igapó e mata de várzea. Com solos profundos e alta fertilidade que proporciona uma rica biodiversidade. II - A Mata Atlântica possui uma formação muito densa e uma rica biodiversidade. Originalmente cobria, ao longo do litoral, uma área desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul e alargando-se para interior de Minas Gerais e São Paulo. III - A Caatinga predomina em clima semiárido. A vegetação é xerófila, com folhas pequenas e estreitas, árvores retorcidas e arbustos espinhosos. Rios intermitentes e solos rasos são características desse bioma. IV - No Cerrado, nascem curso de água que escoam para as bacias dos rios Amazonas, Tocantis, Parnaíba, São Francisco, Paraná e Paraguai. A vegetação é adaptada ao clima tropical, com chuvas abundantes no verão e períodos de seca no inverno. V - Os Pampas ou campos naturais têm formações rasteiras ou herbáceas constituídas por gramíneas que atingem até 60 cm de altura. O relevo é caracterizado por ser acidentado e com presença de escarpas. Das afirmacoes acima estão CORRETAS apenas A) II, III e IV. B) I, II e III. C) I, III e V. D) I, III e IV.