Logo Passei Direto
Buscar
Segundo o artigo de Pereira (2018), vivenciamos em escala mundial, novos marcos de regulação e gestão das relações sociais, que se traduzem por mudanças econômicas, educacionais, sociais, culturais e políticas sem precedentes e que, se realizam de modo desigual no mundo. Alterações substanciais vêm ocorrendo na legislação, nas prioridades e condições objetivas da área educacional de diferentes países, a fim de alcançar níveis razoáveis de acesso e permanência à educação básica e à educação superior.
PEREIRA, C. M. R. B. P. Reflexões sobre a Geografia escolar frente às questões de desigualdades, diversidade e exclusão. Revista Sapiência: Sociedade, Saberes e Práticas Educacionais, Anápolis, v. 7, n. 2, p. 14-27, 2018.
Nesse sentido, assinale com (V) de verdadeiro e (F) de falso.
I. As mudanças na educação brasileira encontraram guarida, sobretudo, na promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a educação como direito social inalienável.
II. O direito à educação está relacionado ao princípio da igualdade de todos perante a lei, mas, mesmo assim, não garante, de forma efetiva, a igualdade social, que só poderia ser provida por meio de ensino de qualidade e da garantia de vagas para todos.
III. O acesso facilitado à instituição escolar, assim como a permanência dos estudantes nesse local, com um ensino de qualidade, voltado para a constituição de sociedades mais justas, deveria ser prioridade do Estado como garantidor de direitos dos cidadãos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
V, F, F.
a. V, V, V.
b. V, F, V.
c. V, V, F.
d. F, F, F.
e. V, F, F.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. As mudanças na educação brasileira encontraram guarida, sobretudo, na promulgação da Constituição Federal de 1988, quando se garantiu a educação como direito social inalienável. É verdadeira (V). A Constituição de 1988 realmente estabeleceu a educação como um direito social fundamental, promovendo mudanças significativas na legislação educacional. II. O direito à educação está relacionado ao princípio da igualdade de todos perante a lei, mas, mesmo assim, não garante, de forma efetiva, a igualdade social, que só poderia ser provida por meio de ensino de qualidade e da garantia de vagas para todos. É verdadeira (V). Embora o direito à educação seja garantido, a efetividade desse direito depende da qualidade do ensino e da disponibilidade de vagas, o que ainda é um desafio no Brasil. III. O acesso facilitado à instituição escolar, assim como a permanência dos estudantes nesse local, com um ensino de qualidade, voltado para a constituição de sociedades mais justas, deveria ser prioridade do Estado como garantidor de direitos dos cidadãos. É verdadeira (V). O Estado deve garantir não apenas o acesso, mas também a permanência e a qualidade do ensino, visando a construção de uma sociedade mais justa. Portanto, a sequência correta é: a. V, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é: c. V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina