Buscar

SEÇÃO VIIIPENALIDADES Art. 315. O descumprimento das obrigações previstas nesta Lei sujeita o infrator às seguintes penalidades: I - 50% (cinquenta...

SEÇÃO VIIIPENALIDADES
Art. 315. O descumprimento das obrigações previstas nesta Lei sujeita o infrator às seguintes penalidades:
I - 50% (cinquenta por cento) do valor do imposto devido, na prática de qualquer ato relativo à transmissão de bens ou de direitos sobre imóvel, sem o pagamento do imposto nos prazos legais:
II - 200% (duzentos por cento) do valor do imposto devido, nunca inferior a 2 (dois) VRM, caso ocorra omissão ou inexatidão fraudulenta de declarações relativa a elementos que possam influir no cálculo do imposto ou que provoquem o benefício da não incidência, isenção ou suspensão do pagamento do imposto;
III - de 1 (uma) VRM, na ocorrência de emissão ou inexatidão de declaração, sem ficar caracterizada a intenção fraudulenta;
IV - de 1 (uma) VRM, no descumprimento da determinação contida no § 3º do artigo 312.
1º. Se o ato a que se refere o inciso I deste artigo estiver incluído nos casos de imunidade, não incidência, isenção ou suspensão do imposto, sem o prévio reconhecimento do benefício, aplicar-se-á ao infrator multa equivalente a 0,5 (cinco décimos) VRM.
2º. Aplicar-se-á a multa prevista no inciso II deste artigo a qualquer pessoa que intervenha no negócio jurídico ou declaração e seja conivente ou auxiliar na inexatidão ou omissão praticada, inclusive o serventuário ou o servidor.
Art. 316. Os tabeliães, secretários judiciais e demais Serventuários da Justiça respondem solidariamente com o contribuinte pelos tributos devidos sobre os atos praticados por eles e perante eles, em razão de seu ofício, quando seja impossível exigir do contribuinte o cumprimento da obrigação principal.
Art. 317. A imposição de penalidade ou o pagamento da multa respectiva não exime o infrator de cumprir a obrigação inobservada.
Art. 318. Os servidores da justiça que deixarem de dar vista dos autos aos representantes judiciais do Município nos casos previstos em lei e os escrivães que deixarem de remeter processo para inscrição na repartição competente, ficarão sujeitos à multa correspondente a 2 (dois) VRM.
Art. 319. A imposição de penalidade, acréscimos moratórios e a atualização monetária será feita pela Secretaria Municipal de Economia e Finanças.
Parágrafo único. Nos casos em que o lançamento do imposto se realizar mediante inscrição de cálculo judicial, essa imposição será feita no momento em que o cálculo for inscrito pela autoridade administrativa.
Art. 320.O infrator poderá, no prazo previsto para impugnação, saldar o seu débito com abatimento de 50% (cinquenta por cento) do valor da multa.
Parágrafo único. O pagamento efetuado com o abatimento previsto neste artigo importará na renúncia de defesa e no reconhecimento integral do crédito lançado.
SEÇÃO IXAPURAÇÃO
Art. 321. A apuração do valor do bem ou direito será efetuada através de guias que obedecerão a modelo, especificações e formas de processamento estabelecidos em normas regulamentares.
Art. 322. Os oficiais públicos que tiverem de lavrar instrumentos translativos de bens ou direitos sobre imóveis, de que resulte obrigação de pagar o imposto, exigirão que lhes seja apresentado o comprovante do pagamento e, se a operação for imune, isenta ou beneficiada com suspensão, o certificado declaratório do reconhecimento do favor fiscal.
1º. Quando houver a obrigação de pagar o imposto antes da lavratura de instrumento público, nele serão transcritos os elementos que comprovem o pagamento e, quando for o caso, transcrever-se-á o certificado de reconhecimento de qualquer benefício, conforme dispuser o regulamento.
2º. É vedada a transcrição, a inscrição ou a averbação de atos, instrumentos ou títulos sujeitos ao imposto em registro público, sem a comprovação do pagamento ou da exoneração.
Art. 323. As autoridades judiciárias e os escrivães darão vista aos representantes judiciais do Município de Açailândia:
I - dos processos em que, na partilha em sucessão "causa mortis" ou em dissolução de sociedade conjugal, seja atribuído ao cônjuge meeiro ou ao herdeiro bem ou direito em excesso;
II - dos processos em que haja arrematação ou adjudicação em leilão, hasta pública ou praça, bem como as respectivas cessões de direitos, que tenham como objetivo bem imóvel ou direito a ele relativo;
III - dos processos em que haja tornas ou reposições decorrentes do recebimento de quota-parte de valor superior ao da meação ou do quinhão, relativamente a imóveis situados neste Município;
IV - dos processos em que haja tornas ou reposições consequentes do recebimento, por condômino, de quota-parte material de valor maior ao da sua quota-parte ideal, nas divisões, para extinção de condomínio de imóvel situado neste Município.
V - de quaisquer outros processos nos quais se faça necessária a intervenção da Fazenda Municipal para evitar evasão do Imposto de Transmissão.
Parágrafo único. Os escrivães são obrigados a remeter à repartição fazendária competente, para exame e lançamento, os processos e feitos judiciais que envolva transmissão tributável inter vivos.
SEÇÃO XDISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 324. Decorrido o prazo estipulado no artigo 638 do Código de Processo Civil, as autoridades judiciárias e os escrivães ou secretários de Vara farão remeterão à Procuradoria-Geral do Município os autos de inventário e respectivo documentário fiscal e este órgão jurídico encaminhará ao Departamento de Tributos da Secretaria Municipal de Economia e Finanças para exame e lançamento, sempre que houver transmissão tributável inter vivos.
Art. 325. O reconhecimento de imunidade, não incidência, isenção e suspensão será apurado em processo, mediante requerimento do interessado à autoridade fazendária competente para decidir e expedir o respectivo certificado declaratório.
Art. 326. O Poder Executivo, no interesse da arrecadação e fiscalização do imposto de que trata essa Seção, poderá expedir Decretos e demais normas regulamentando a sua aplicação.
TÍTULO IVDAS CONTRIBUIÇÕES
CAPÍTULO IDA CONTRIBUIÇÃO PARA O CUSTEIO DO SERVIÇO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA - COSIP
Art. 327.Fica instituída no Município de Açailândia a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública - COSIP, prevista no artigo 149-A da Constituição da República.
Parágrafo único. O serviço previsto no "caput" deste artigo compreende a prestação efetiva ou potencial da iluminação de vias, logradouros, praças e demais bens públicos e a instalação, manutenção, melhoramento, modernização e expansão da rede de iluminação pública, além de administração do serviço de iluminação pública e outras atividades a estas correlatas.
Art. 328.Caberá à Secretaria Municipal de Economia e Finanças proceder ao lançamento e à fiscalização do pagamento da Contribuição.
Art. 329.Contribuinte é o proprietário, o titular do domínio útil ou o possuidor, a qualquer título, de unidades imobiliárias, edificadas ou não, localizadas no território municipal.
1º. Não incide a Contribuição ora constituída em relação aos imóveis situados em vias ou logradouros não beneficiados com o serviço de iluminação pública.
2º. Consideram-se beneficiados pelo serviço de iluminação pública, incidindo a Contribuição, os imóveis situados:
I - em ambos os lados das vias públicas de caixa única, mesmo que as luminárias estejam instaladas em apenas um dos lados;
II - no lado do logradouro em que estiverem instaladas luminárias, no caso de vias públicas de caixa dupla;
III - em ambos os lados das vias públicas de caixa dupla, quando a iluminação for central;
IV - em todo o perímetro das praças públicas, independentemente da distribuição das luminárias;
V - total ou parcialmente, na área abrangida pelo raio de 60m (sessenta metros) de poste mais próximo dotado de luminárias, em vias publicas não iluminadas em toda a sua extensão, assim consideradas aquelas em que a distância entre as luminárias seja superior a 120m (cento e vinte metros).
Art. 330.O valor da contribuição será incluído na fatura mensal de energia elétrica emitida pela concessionária desse serviço e corresponderá às classes de consumidores residenciais, rurais, industriais, comerciais, poder público, serviço público e consumo próprio.
1º. O valor da contribuição segue conforme Tabela constante do

Essa pergunta também está no material:

Diário Oficial Edição 249
111 pág.

Direito Constitudional União Educacional do NorteUnião Educacional do Norte

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Você precisa criar uma nova pergunta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais