1. (G1 - ifsul 2018) Os instrumentos de medidas elétricas que medem corrente elétrica, diferença de potencial elétrico e resistência elétrica são denominados, respectivamente, amperímetros, voltímetros e ohmímetros. Muitas vezes, eles são reunidos em um único aparelho, denominado multímetro, o qual tem uma chave que permite selecionar a função desejada. Em relação à forma correta que esses medidores devem ser associados com um resistor em um circuito elétrico, um amperímetro ideal, quando associado a) em série, mede a corrente elétrica que circula nesse resistor. b) em paralelo, mede a corrente elétrica que circula nesse resistor. c) em série, mede a diferença de potencial elétrico a que o resistor está submetido. d) em paralelo, mede a diferença de potencial elétrico a que o resistor está submetido.
a) em série, mede a corrente elétrica que circula nesse resistor. b) em paralelo, mede a corrente elétrica que circula nesse resistor. c) em série, mede a diferença de potencial elétrico a que o resistor está submetido. d) em paralelo, mede a diferença de potencial elétrico a que o resistor está submetido.
Qual deverá ser o valor do shunt associado e o valor da resistência do miliamperímetro, respectivamente?
a) 0,2 Ω e 2,25 Ω b) 0,8 Ω e 10 Ω c) 0,3 Ω e 5 Ω d) 5 Ω e 0,01 Ω e) 8 Ω e 2 Ω
Para que um galvanômetro ideal G (resistência nula), o qual suporta uma corrente máxima GmI , seja utilizado em um simples amperímetro capaz de indicar qualquer valor de corrente, são utilizadas as resistências SR (shunt, em paralelo com G) e GR (em série com G), como mostra o circuitos da figura acima. Considere que, medindo uma corrente I 50,5 A= utilizando esse amperímetro, o galvanômetro apresenta sua deflexão máxima indicando 50,0 A, com G GmI I 500 mA.= = Sendo assim, a razão G SR R utilizada nessa medida vale: