Buscar

Fale das funções das seguintes proteínas de membrana. a) Transportadoras: Elas transportam substâncias como glicose, aminoácidos, etc. através das ...

Fale das funções das seguintes proteínas de membrana.
a) Transportadoras: Elas transportam substâncias como glicose, aminoácidos, etc. através das membranas celulares. Também estão presentes no plasma sanguíneo, transportando íons ou moléculas específicas de um órgão para outro. A hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos transporta gás oxigênio para os tecidos. O LDL e o HDL também são proteínas transportadoras.
b) Formadoras de redes: As proteínas participam da arquitetura celular, conferindo formas, suporte e resistência, como é o caso da cartilagem e dos tendões, que possuem a proteína colágeno.
c) Receptoras: ajudam as células se comunicar com seu ambiente externo através do uso de hormônios, neurotransmissores e outras moléculas sinalizadoras proteínas.
d) Enzimas: As enzimas são proteínas especializadas em catalisar reações biológicas, ou seja aumentam a velocidade de uma reação química sem interferir no processo.

Essa pergunta também está no material:

Bioquímica exercício
2 pág.

Bioquímica Veterinária Universidade Federal de RoraimaUniversidade Federal de Roraima

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As proteínas de membrana desempenham funções vitais para a célula. As transportadoras são responsáveis por transportar substâncias como glicose, aminoácidos, etc., através das membranas celulares, além de atuarem no transporte de íons ou moléculas específicas de um órgão para outro. As formadoras de redes participam da arquitetura celular, conferindo formas, suporte e resistência, como é o caso do colágeno presente na cartilagem e nos tendões. As proteínas receptoras ajudam as células a se comunicar com o ambiente externo através do uso de hormônios, neurotransmissores e outras moléculas sinalizadoras. Por fim, as enzimas são proteínas especializadas em catalisar reações biológicas, aumentando a velocidade de uma reação química sem interferir no processo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais