Buscar

Nos métodos instrucionais de aprendizagem cooperativa, ou aprendizagem assistida por pares, os alunos trabalham juntos em pequenos grupos para ajud...

Nos métodos instrucionais de aprendizagem cooperativa, ou aprendizagem assistida por pares, os alunos trabalham juntos em pequenos grupos para ajudar uns aos outros a aprender. Muitas abordagens diferentes para a aprendizagem cooperativa são usadas.  Muitos métodos de aprendizagem cooperativa bastante diferentes foram desenvolvidos e pesquisados. Existem inúmeras estratégias de aprendizagem cooperativa informal que muitos professores usam como parte regular de sua prática. Referindo-se à estratégias de aprendizagem cooperativa informal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Os alunos em equipes de quatro membros recebem números secretos de 1 a 4. Os alunos estudam juntos, tentando garantir que todos os membros da equipe conheçam o material. Em seguida, o professor chama, por exemplo, todos os “números 2” para responder. Eles podem então receber uma pergunta ou um problema para trabalhar sem a ajuda de seus colegas de equipe, este trabalho se refere ao Relator Aleatório.

(    ) No Relator Aleatório, a ideia é motivar os membros da equipe a criar um líder e que este possa ensinar aos outros e focar no aprendizado de todos os membros da equipe.

(    ) Na estratégia Pense-Pares-Compartilhe, a ideia é fazer com que os alunos falem sobre seus entendimentos atuais com um colega. Isso garante que mesmo os alunos muito tímidos ou hesitantes tenham oportunidades de rotina para discutir os tópicos que estão sendo ensinados.

(    ) Na estratégia Aprendizagem Baseada em Projetos, os métodos de aprendizagem baseada em projetos existem há muito tempo na educação. Piaget foi o criador desta estratégia na década de 1920. Hoje, a aprendizagem baseada em projetos pode ser a forma mais popular de aprendizagem cooperativa.

(    ) Os métodos empregados na aprendizagem baseada em projetos variam amplamente, mas, em geral, envolvem os alunos que trabalham em grupos escolhidos por eles mesmos. Cada grupo pode trabalhar em sua própria tarefa, que também pode ser escolhida por ele mesmo.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) V - F - V - F - V.


B) V - V - F - F - V.


C) F - F - V - V - F.


D) F - V - F - V - F.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

{"choice": "b", "explanation": "Vamos analisar cada sentença: - ( ) Os alunos em equipes de quatro membros recebem números secretos de 1 a 4. Os alunos estudam juntos, tentando garantir que todos os membros da equipe conheçam o material. Em seguida, o professor chama, por exemplo, todos os 'números 2' para responder. Eles podem então receber uma pergunta ou um problema para trabalhar sem a ajuda de seus colegas de equipe, este trabalho se refere ao Relator Aleatório. - Essa sentença é verdadeira. - ( ) No Relator Aleatório, a ideia é motivar os membros da equipe a criar um líder e que este possa ensinar aos outros e focar no aprendizado de todos os membros da equipe. - Essa sentença é verdadeira. - ( ) Na estratégia Pense-Pares-Compartilhe, a ideia é fazer com que os alunos falem sobre seus entendimentos atuais com um colega. Isso garante que mesmo os alunos muito tímidos ou hesitantes tenham oportunidades de rotina para discutir os tópicos que estão sendo ensinados. - Essa sentença é falsa. - ( ) Na estratégia Aprendizagem Baseada em Projetos, os métodos de aprendizagem baseada em projetos existem há muito tempo na educação. Piaget foi o criador desta estratégia na década de 1920. Hoje, a aprendizagem baseada em projetos pode ser a forma mais popular de aprendizagem cooperativa. - Essa sentença é falsa. - ( ) Os métodos empregados na aprendizagem baseada em projetos variam amplamente, mas, em geral, envolvem os alunos que trabalham em grupos escolhidos por eles mesmos. Cada grupo pode trabalhar em sua própria tarefa, que também pode ser escolhida por ele mesmo. - Essa sentença é verdadeira. Portanto, a sequência correta é V - V - F - F - V, representada pela alternativa B."}

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais