Buscar

Com base no contexto apresentado sobre a Didática e seu papel no processo de ensino e aprendizagem, avalie as seguintes afirmativas:   I. A Didátic...

Com base no contexto apresentado sobre a Didática e seu papel no processo de ensino e aprendizagem, avalie as seguintes afirmativas:

 

I. A Didática envolve não apenas a transmissão de conteúdos, mas também uma abordagem interativa que prioriza a vivência contextualizada e complexa no processo de ensino-aprendizagem.


II. O papel do professor, enquanto articulador do trabalho pedagógico, é posicionado para fomentar um processo de aprendizagem significativa, que não apenas engaja os alunos com o conteúdo de maneira profunda, mas também os empodera com as ferramentas necessárias para a autonomia intelectual e prática.


III. Segundo os princípios teóricos sobre Didática, o papel do professor deve limitar-se à transmissão de conhecimentos, sem a necessidade de estabelecer conexões com a vida real dos alunos ou motivá-los a aplicar o que aprenderam em contextos fora da sala de aula.


IV. Considerar a prática reflexiva como um elemento secundário na formação de professores subestima seu valor fundamental na construção do conhecimento pedagógico e no desenvolvimento profissional contínuo dos educadores.

Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmativa: I. A Didática envolve não apenas a transmissão de conteúdos, mas também uma abordagem interativa que prioriza a vivência contextualizada e complexa no processo de ensino-aprendizagem. Esta afirmativa está correta, pois a Didática vai além da simples transmissão de conteúdos, envolvendo uma abordagem interativa e contextualizada. II. O papel do professor, enquanto articulador do trabalho pedagógico, é posicionado para fomentar um processo de aprendizagem significativa, que não apenas engaja os alunos com o conteúdo de maneira profunda, mas também os empodera com as ferramentas necessárias para a autonomia intelectual e prática. Esta afirmativa também está correta, pois destaca o papel fundamental do professor em promover uma aprendizagem significativa e empoderadora para os alunos. III. Segundo os princípios teóricos sobre Didática, o papel do professor deve limitar-se à transmissão de conhecimentos, sem a necessidade de estabelecer conexões com a vida real dos alunos ou motivá-los a aplicar o que aprenderam em contextos fora da sala de aula. Esta afirmativa está incorreta, pois contraria os princípios da Didática, que buscam justamente estabelecer conexões com a vida real dos alunos e motivá-los a aplicar o conhecimento em diferentes contextos. IV. Considerar a prática reflexiva como um elemento secundário na formação de professores subestima seu valor fundamental na construção do conhecimento pedagógico e no desenvolvimento profissional contínuo dos educadores. Esta afirmativa está correta, pois a prática reflexiva é essencial na formação de professores, contribuindo para o desenvolvimento profissional contínuo. Portanto, considerando o contexto apresentado, é correto apenas o que se afirma em: I e II.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais