Buscar

QUESTÃO 1 O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) foi estabelecido pela Lei nº 6.316, de 17 de dezembro de 1975, sancion...

QUESTÃO 1


O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) foi estabelecido pela Lei nº 6.316, de 17 de dezembro de 1975, sancionada pelo presidente Ernesto Geisel. Nesse período, o número de fisioterapeutas era limitado, levando à criação de um conselho único que abrangesse tanto fisioterapeutas quanto terapeutas ocupacionais. As principais atribuições do COFFITO incluem a normatização e o exercício do controle ético, científico e social das profissões de fisioterapia e terapia ocupacional. Até 1995, o COFFITO atuava em conjunto com o Ministério do Trabalho. No entanto, por meio da Lei nº 9.098, desvinculou-se dessa colaboração. Desde a promulgação da Lei nº 6.316/1975, que criou esta autarquia federal, o COFFITO desempenha papéis fundamentais ao nível nacional.


Fonte: LOPES, K.; CARMONA, L. de O. Fundamentos de fisioterapia e ética profissional. Indaial: Uniasselvi, 2019.​

 

Sobre as atribuições do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, analise as afirmativas a seguir:


I. Supervisionar a fiscalização do exercício legal da profissão, de modo a zelar pela prática dos que a exercem, fundamentando uma assistência profissional independente, científica, ética e resolutiva.

II. Funcionar como Tribunal Superior de Ética nas demandas profissionais.

III. Defender os interesses corporativos das profissões.

IV. Acompanhar a inserção profissional no mercado de trabalho.

V. Fomentar as formações técnica e humanista profissionais, permitindo que a sociedade tenha acesso a serviços medíocres.


É correto o que se afirma em:

Alternativas


Alternativa 1:


I, apenas. 


Alternativa 2:


I e II, apenas.


Alternativa 3:


I e III, apenas.


Alternativa 4:


I, II, III e IV, apenas. 


Alternativa 5:


I, II, III, IV e V.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmativa: I. Supervisionar a fiscalização do exercício legal da profissão, de modo a zelar pela prática dos que a exercem, fundamentando uma assistência profissional independente, científica, ética e resolutiva. - Esta afirmativa está correta, pois faz parte das atribuições do COFFITO. II. Funcionar como Tribunal Superior de Ética nas demandas profissionais. - Esta afirmativa está incorreta, pois o COFFITO não funciona como um Tribunal Superior de Ética. III. Defender os interesses corporativos das profissões. - Esta afirmativa está correta, pois o COFFITO também tem o papel de defender os interesses corporativos das profissões. IV. Acompanhar a inserção profissional no mercado de trabalho. - Esta afirmativa está correta, pois é uma das atribuições do COFFITO. V. Fomentar as formações técnica e humanista profissionais, permitindo que a sociedade tenha acesso a serviços medíocres. - Esta afirmativa está incorreta, pois o objetivo do COFFITO é garantir o acesso a serviços de qualidade, não medíocres. Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 3: I e III, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais