Buscar

A fala e a escrita são duas modalidades de expressão de língua. A fala (oralidade) corresponde a maior parte de nossos atos comunicativos, mesmo na...

A fala e a escrita são duas modalidades de expressão de língua. A fala (oralidade) corresponde a maior parte de nossos atos comunicativos, mesmo na sociedade contemporânea, em que a escrita adquiriu importância com o objeto da internet. Nesse contexto, é comum que, em dissertações, o produto do texto aproxime a fala da escrita, utilizando vícios de linguagem e outras marcas expressivas da oralidade. Portanto, é importante que se conheça as características de cada modalidade de comunicação pelo uso da língua. Sendo assim, leia as afirmativas a seguir. 1. Em nossa sociedade, que domina a escrita e a norma padrão de língua possui maior prestígio social do que os falantes que se expressam apenas pela oralidade. 2. A oralidade possui marcas expressivas, como a variação linguística, a entonação e o vocabulário utilizado, que podem definir a identidade do sujeito falante. 3. O texto escrito em conformidade com a norma culta, assim como a fala, possui marcas que define o emissor da mensagem, identificaveis pelo recurso expressivos utilizados pelo emissor da mensagem. 4. Ah fala possui caráter privado, pois o falante pode utilizar a língua como quiser, desde que obedecidas as regras mínimas prestabelecidas para interação com os ouvintes. Está correto apenas o que se afirma em: A. 1,2 e 3. B. 3 e 4. C. Apenas a 3. D. 1, 2 e 4. E. Apenas a 4.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D, pois as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas. A afirmativa 1 é verdadeira, pois a norma padrão de língua e a escrita possuem maior prestígio social do que a oralidade em nossa sociedade. A afirmativa 2 é verdadeira, pois a oralidade possui marcas expressivas, como a variação linguística, a entonação e o vocabulário utilizado, que podem definir a identidade do sujeito falante. A afirmativa 3 é verdadeira, pois tanto a fala quanto a escrita possuem marcas expressivas que definem o emissor da mensagem, identificáveis pelos recursos expressivos utilizados pelo emissor. A afirmativa 4 é falsa, pois a fala não possui caráter privado, já que é uma forma de comunicação social e, portanto, deve obedecer a regras mínimas de interação com os ouvintes.

0
Dislike0
User badge image

Leonara

Subjetividade é um conceito que define as concepções de um indivíduo, sua forma de compreender o mundo e a si mesmo. A subjetividade envolve os pensamentos, as emoções e as experiências do indivíduo. Nesse contexto, sabe-se que a subjetividade não é estática, ou seja, o indivíduo transforma-se conforme as relações sociais que ele estabelece e pelas quais assimila novas concepções, construindo um pensamento crítico sobre valores e ideologias.


Dessa forma, os textos dialogam com a subjetividade do leitor, na medida em que oferecem novos conhecimentos e experiências, com os quais o sujeito leitor interagem e que podem influenciar seu comportamento. Assim, existem gêneros textuais que, por suas características, permitem que a subjetividade do leitor atue sobre a escrita, ao mesmo tempo em que absorve as experiências oferecidas pelo texto.

Sendo assim, marque a alternativa que apresenta corretamente o gênero textual que dialoga de maneira mais efetiva com a subjetividade do leitor.


A. Texto publicitário.

B. Texto poético.

C. Texto histórico.

D. Texto acadêmico.

E. Texto jornalístico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais