Buscar

Extensão

Prévia do material em texto

Extensão
Unidade 1
Marco regulatório da extensão
	A constituição federal/88 no artigo 207 determinou que as universidades deveriam obedecer ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Esse princípio se remete a algo que não existe sem a presença do outro, ou seja, o todo deixa de ser todo quando se dissocia.
 Tema 1
Em 1911 a ULSP propôs as primeiras experiencias de extensão universitária.
Em 1931 foi publicado o decreto nº19.851 de 11/04/31 chamado de Estatuto da Universidade Brasileiro, os saberes científicos deveriam ser de cunho utilitário, os saberes científicos deveriam suprir demandas sociais e propor soluções para populações carentes.
Em 1960 foi criado o Projeto rondom que dava aos jovens universitários a possibilidade de vivenciarem o cotidiano de comunidades pobres do país, com base na Lei 5.540/68.
Em 1970, o MEC e MINTER criaram um comissão para propor medidas destinadas a institucionalização e fortalecimento da extensão universitária. E com isso, ocorreu uma mudança de direção e a extensão passou a ser vista como retroalimentação e troca de saberes acadêmicos e populares.
Em 1988 a CF/88 registrou oficialmente a extensão na mesma dimensão do ensino e da pesquisa
Em 1996 foi criada a LDB que salienta que uma das finalidades da educação superior é a promoção da extensão.
Em 2011 ocorreu uma exigência que todas as instituições se movimentassem para adequar seus currículos e projetos.
Em 2018 ocorreu a resolução explicita diretrizes orientadoras para a adequação dos currículos universitários e propõe mudanças nos processos de ensino-aprendizagem.
Tema 2

Continue navegando