Buscar

A língua é, sem dúvida, um dos mais importantes produtos da cultura, porque é o código utilizado em grande parte dos nossos atos de comunicação. Al...

A língua é, sem dúvida, um dos mais importantes produtos da cultura, porque é o código utilizado em grande parte dos nossos atos de comunicação. Além de oral e escrita, pode ser, pelo uso, classificada de dois modos: a modalidade culta ou língua-padrão e a modalidade popular, ou língua cotidiana. Quanto a definição da modalidade culta ou língua-padrão e a modalidade popular ou língua cotidiana, assinale a alternativa correta:

a. A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação. A modalidade popular é uma variante informal, considerada de pouco prestígio quando comparada à linguagem padrão. Sua característica é afastar-se da norma na construção sintática, usa um vocabulário comum, repetições constantes, gírias.
b. A modalidade culta não é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, não é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação. A modalidade popular é uma variante informal, considerada de pouco prestígio quando comparada à linguagem padrão. Sua característica é afastar-se da norma na construção sintática, usa um vocabulário comum, repetições constantes, gírias.
c. A modalidade popular é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação. A modalidade culta é uma variante informal, considerada de pouco prestígio quando comparada à linguagem padrão. Sua característica é afastar-se da norma na construção sintática, usa um vocabulário comum, repetições constantes, gírias.
d. A modalidade padrão é a linguagem que não segue os padrões do português formal, é a linguagem informal que você usa com as pessoas mais próximas.
e. A modalidade culta é aquela associada à fala, à tradição verbal, não é registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação. A modalidade popular é uma variante formal, considerada de muito prestígio quando comparada à linguagem padrão. Não tem como característica afastar-se da norma na construção sintática, não usa um vocabulário comum, repetições constantes, gírias.
Feedback: A resposta correta é: A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação. A modalidade popular é uma variante informal, considerada de pouco prestígio quando comparada à linguagem padrão. Sua característica é afastar-se da norma na construção sintática, usa um vocabulário comum, repetições constantes, gírias.

Essa pergunta também está no material:

LÍNGUA  PORTUGUESA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
7 pág.

Português Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é: a. A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação. A modalidade popular é uma variante informal, considerada de pouco prestígio quando comparada à linguagem padrão. Sua característica é afastar-se da norma na construção sintática, usa um vocabulário comum, repetições constantes, gírias.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais