Buscar

As equações exponenciais são todas as equações que apresentam a incógnita no expoente. A resolução da equação exponencial consiste em observar se a...

As equações exponenciais são todas as equações que apresentam a incógnita no expoente. A resolução da equação exponencial consiste em observar se as bases são iguais ou não. Se as bases forem iguais, basta simplesmente igualar os expoentes dessas potências, resolver a equação e encontrar o valor da incógnita. Se as bases forem diferentes, o recurso que permite chegar à solução da equação exponencial é o uso do logaritmo. As equações exponenciais descrevem inúmeras situações do nosso cotidiano, como fenômenos da natureza (crescimento de uma população e decomposição de uma substância) e economia (crescimento dos juros compostos).


Esse conteúdo também pode ser analisado de maneira aplicada na notícia a seguir.

 

O Coronavírus passa por um crescimento exponencial em muitos países. No Brasil, os casos evoluem rapidamente em poucos dias, assim como no Chile, no Peru e na Colômbia, e a questão-chave agora é ver em que ritmo evolui a curva de pessoas contaminadas com a Covid-19 e a curva de mortes: crescerá de forma acelerada ou se deterá?


Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020/03/18/ciencia/1584535031_223995.html. Acesso em: 26 mar. 2020.

 

Considerando as equações exponenciais e as situações que envolvem a pandemia do Coronavírus, julgue as afirmações a seguir.

 

I. Se em um país o crescimento diário do vírus é dado pela equação , então, daqui há algum tempo, o seu decrescimento diário na forma de  é igual a 


 

II. Se a equação  representa o nível de inflação em função do tempo de dois países distintos causado pela pandemia do Coronavírus, então o valor de  é 2. 


 

III. Se as equações exponenciais  e  representam a mesma taxa de contaminação do Coronavírus, ou seja, se as equações possuem a mesma solução, então o valor de  é igual a 15.

 

É correto o que se afirma em 


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais