18) Instalado o município de Fernandópolis em 1º.de janeiro de 1945, o primeiro prefeito nomeado foi. a) Carlos Barozzi. b) Fernando Costa. c) Aduvaldo Carneiro. d) Gumercindo Ferraz.
a) Carlos Barozzi. b) Fernando Costa. c) Aduvaldo Carneiro. d) Gumercindo Ferraz.
O primeiro prefeito nomeado do município de Fernandópolis em 1º de janeiro de 1945 foi Carlos Barozzi. Portanto, a alternativa correta é a) Carlos Barozzi.
1) Clarice Lispector , em sua crônica, propõe-nos uma reflexão cujo teor central é demonstrar a relação conflitante entre as palavras, que chega a ser paradoxal, excludente. Tal relação está MELHOR representada em: a) “Que é que eu posso escrever? Como recomeçar a anotar frases? “ (1º§) b) “Meu livro melhor acontecerá quando eu de todo não escrever.” (7º§) c) “Sinto que existe uma palavra, talvez unicamente uma, que não pode e não deve ser pronunciada.” (4º§) d) “Os que inventaram o Velho Testamento sabiam que existia uma fruta proibida.” (4º§)
a) Metáfora b) Metonímia c) Sinestesia d) Sinédoque
3) Apesar da densidade de suas reflexões, é possível afirmar que Clarice Lispector utiliza-se de alguns recursos linguísticos que tornam a crônica mais palatável ao leitor. Dessa forma, assinale a opção em que NÃO apareça um desses recursos: a) Predomínio de linguagem informal b) Primeira pessoa gramatical c) Analogias d) Questionamentos
a) artigo definido b) pronome oblíquo c) preposição d) pronome demonstrativo
7) A partir de uma leitura atenta do texto, é possível inferir, sobre a relação da cronista com a palavra, todas as afirmacoes abaixo, EXCETO: a) Pode-se dizer mais, dizendo muito menos. b) Destaca-se o não dito em detrimento do que é dito. c) A música e a palavra sensibilizam as mais diferentes espécies. d) A capacidade de nomear permite a palavra materializar sentimentos.
a) de um desvio de regência verbal b) da ausência de paralelismo sintático c) da inadequação da colocação pronominal d) da falta de concordância na flex
9) A construção “como se lançam dados” equivale, semanticamente a: a) como dados são lançados b) como lançavam dados c) como dados lançam a si mesmos d) como um dado lança-se sobre outro
a) como dados são lançados b) como lançavam dados c) como dados lançam a si mesmos d) como um dado lança-se sobre outro
10) No penúltimo parágrafo do texto, a autora emprega as palavras “crepúsculo” e “aurora”. Contextualmente, seus significados apontam para que se apreenda um par de vocábulos: a) equivalentes b) opostos c) complementares d) idênticos
a) equivalentes b) opostos c) complementares d) idênticos