Logo Passei Direto
Buscar
O Hotel Hilbert O gerente do Hotel Hilbert, que tem infinitos quartos, numerados com os números inteiros positivos {1, 2, 3, ...}, está tratando o problema de acomodar novos hóspedes quando o hotel já tem infinitos hóspedes. Cada hóspede está em um quarto. Observa-se que o gerente fala que o hotel está lotado, no sentido de que há infinitos hóspedes, mas não no sentido de que não caibam mais hóspedes. Quando um ônibus com infinitos passageiros procura o hotel, o gerente realoca seus hóspedes, sendo que cada hóspede vai para um quarto cujo número é o dobro do número do seu quarto atual. Feito isso, todos os quartos de número ímpar ficam vagos e, portanto, o Hotel Hilbert dispõe de infinitas vagas e pode hospedar todos os passageiros do ônibus. O gerente do hotel colocou todos os passageiros do ônibus em uma fila. Sabe-se que, após a realocação dos hóspedes, o primeiro passageiro da fila foi alocado no primeiro quarto disponível; o segundo passageiro, no segundo quarto disponível; e assim por diante. Se n (com n ≥ 1) é a posição do passageiro na fila, a numeração do seu quarto será dada por:

A. 2n
B. 2n
C. n − 1
D. 2 1n −
E. 2 1n −
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar a situação do Hotel Hilbert e como os hóspedes são alocados após a realocação. 1. O gerente do hotel realoca os hóspedes existentes, movendo cada um para o quarto cujo número é o dobro do seu quarto atual. Isso significa que: - O hóspede no quarto 1 vai para o quarto 2. - O hóspede no quarto 2 vai para o quarto 4. - O hóspede no quarto 3 vai para o quarto 6. - E assim por diante. 2. Após essa realocação, todos os quartos de número ímpar (1, 3, 5, ...) ficam vagos. 3. Agora, os novos hóspedes (os passageiros do ônibus) são alocados nos quartos disponíveis, que são todos os quartos de número ímpar. 4. O primeiro passageiro da fila ocupa o primeiro quarto disponível (quarto 1), o segundo ocupa o segundo quarto disponível (quarto 3), o terceiro ocupa o terceiro quarto disponível (quarto 5), e assim por diante. 5. Portanto, se n é a posição do passageiro na fila, a numeração do seu quarto será dada por: - Para n = 1, quarto 1 (2*1 - 1) - Para n = 2, quarto 3 (2*2 - 1) - Para n = 3, quarto 5 (2*3 - 1) - E assim por diante. Assim, a fórmula que representa a numeração do quarto do passageiro na posição n é: 2n - 1. Portanto, a alternativa correta é: D. 2n - 1.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A resposta correta é: A. 2n

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ainda que as forças descritas apresentem semelhanças em suas naturezas, a força eletrostática

A. aumenta proporcionalmente com relação à distância entre duas massas.
B. repele ou atrai duas cargas, enquanto a gravitacional atua atrativamente.
C. atua entre dois corpos eletricamente neutros e corpos com massa desprezível.
D. equilibra a atração gravitacional ao repelir as cargas elétricas de mesmo sinal.
E. anula a ação da força gravitacional, uma vez que é mais expressiva em partículas.

O módulo da aceleração média que o nêutron experimenta durante a colisão é igual a

A. 2 0 108, ´ m/s2.
B. 3 0 108, ´ m/s2.
C. 7 0 108, ´ m/s2.
D. 3 0 1011, ´ m/s2.
E. 5 0 1011, ´ m/s2.

É difícil a classificação dos vírus como seres vivos ou organismos sem vida. Até os dias atuais, não existe um consenso se os vírus são seres vivos ou não vivos. Quando não está infectando uma célula ou organismo, um vírus é uma matéria inativa, que não tem vontade, desejo ou qualquer tipo de atividade, sendo incapaz, inclusive, de se reproduzir por conta própria. Esse processo ocorre devido à

A. ausência de metabolismo.
B. desidratação da partícula.
C. hibernação da célula viral.
D. economia de energia no esporo.
E. ativação de organelas sensoriais.

Mais conteúdos dessa disciplina