Buscar

Analise o caso a seguir, o qual apresenta o relato de duas empresas - a empresa Philos e a empresa Coimbra. A Philos é uma editora de livro científ...

Analise o caso a seguir, o qual apresenta o relato de duas empresas - a empresa Philos e a empresa Coimbra. A Philos é uma editora de livro científicos, atua em todo o Brasil, tem cerca de 520 funcionários efetivos. Esta empresa tem como estratégia considerar que o trabalho dos colaboradores deve ser fonte motivadora, por isso, em suas políticas de gestão de pessoas, preocupam-se em despertar as variedades de habilidades das pessoas, proporcionam que estas se identifiquem com suas tarefas, dando-lhes autonomia e feedbacks constantes. A Coimbra é uma empresa que atua no ramo reciclagem de lixos, com sede no sul Brasil, vem se despontando por sua moderna tecnologia. Hoje conta 650 funcionários. A Coimbra, ao estabelecer suas estratégias de gestão de pessoas, considera que o funcionário se sente motivado a despertar um alto grau de esforço quando acredita que isso vai resultar em boa avaliação de desempenho, por isso entende que há relação entre o esforço e o desempenho, entre o desempenho e a recompensa e entre a recompensa e as metas pessoais. Você, como um profissional de RH, após analisar as estratégias de gestão de pessoas destas duas empresas, identifica em quais das teorias motivacionais estas procuram atuam. Após a sua análise, assinale a alternativa correta.

A Philos ao se preocupar em despertar as variedades de habilidades das pessoas, ao proporcionar que estas se identifiquem com suas tarefas, dando-lhes autonomia e feedbacks constantes está considerando teoria do planejamento do trabalho (Walger, Viapiana e Barbosa, 2014, p. 77). Já a Coimbra considera a abordagem da teoria da expectativa, pois entende que há relação entre o esforço e o desempenho, entre o desempenho e a recompensa e entre a recompensa e as metas pessoais (Walger, Viapiana e Barbosa, 2014, p. 81). As demais alternativas, portanto, não estão corretas, pois não se tratam das teorias do reforço e da fixação de objetivos, como apontam as alternativas "b" e "c". Além de que, não se tratam das teorias da avaliação cognitiva e nem da equidade, como apontam as alternativas "d" e "e"
B A Philos considera a abordagem da teoria do reforço. A Coimbra considera a abordagem da teoria da fixação de objetivos.
C A Philos considera a abordagem da teoria da fixação de objetivos. A Coimbra considera a abordagem da teoria do planejamento do trabalho.
D A Philos considera a abordagem da teoria da avaliação cognitiva. A Coimbra considera a abordagem da teoria da equidade.
E A Philos considera a abordagem da teoria do planejamento do trabalho . A Coimbra considera a abordagem da teoria da avaliação cognitiva.

Essa pergunta também está no material:

APOL Objetiva 1 - disciplina Motivação e Satisfação no Trabalho - Nota 100
10 pág.

Motivação e Satisfação no Trabalho Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Após analisar as estratégias de gestão de pessoas das duas empresas, identifico que a Philos considera a abordagem da teoria do planejamento do trabalho, enquanto a Coimbra considera a abordagem da teoria da expectativa. Portanto, a alternativa correta é: D) A Philos considera a abordagem da teoria do planejamento do trabalho. A Coimbra considera a abordagem da teoria da expectativa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais