Logo Passei Direto
Buscar
Sobre os povos indígenas localizados na região Nordeste do Brasil, assinale a alternativa incorreta:

A. Os três maiores grupos indígenas da região Nordestes são os Potiguaras, Pataxós e Xucurus.
B. Os Potiguaras estão localizados na região do estado do Piauí e são o maior grupo indígena do Nordeste.
C. Os Pataxós estão presentes principalmente no Estado da Bahia, possuem ricas práticas culturais e têm enfrentado desafios na defesa de seus direitos territoriais e culturais.
D. O povo Tremembé é um dos principais povos indígenas do Ceará. São conhecidos por sua ligação com o mar e pesca artesanal.
E. Os povos Xukuru e Pankararu são etnias indígenas com concentração no estado de Pernambuco.
User badge image
Progresso com Exercícios

ano passado

prova 1
9 pág.

UniCesumar

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa incorreta é a opção B. Os Potiguaras não estão localizados na região do estado do Piauí e não são o maior grupo indígena do Nordeste. Eles estão localizados na Paraíba.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

prova 1
9 pág.

UniCesumar

Mais perguntas desse material

Sobre o chamado pensamento decolonial, assinale a alternativa incorreta:
A. É uma abordagem que busca ampliar o entendimento sobre o processo de colonização da América Latina e seus efeitos contemporâneos.
B. É uma categoria teórica desenvolvida por intelectuais latinos em meados dos anos de 1990.
C. Na construção desse conceito, os autores que discutem essa perspectiva veem o pós-colonialismo e colonialismo como sinônimos, pois estes reproduzem padrões idênticos de dominação.
D. A decolonialidade busca em seus estudos recuperar a percepção e a luta pela reconstrução do ser, do poder e do saber de povos que foram colonizados na América latina.
E. Se caracteriza também por ser um movimento de resistência à colonialidade e da superação das lógicas dominantes dos paradigmas eurocêntricos.
A resposta correta é: Na construção desse conceito, os autores que discutem essa perspectiva veem o pós-colonialismo e colonialismo como sinônimos, pois estes reproduzem padrões idênticos de dominação.

Sobre os povos indígenas brasileiros, assinale a alternativa que indica apenas as sentenças verdadeiras:
I – As populações indígenas na Amazônia brasileira representam aproximadamente 40% do total dos povos indígenas do país.
II – A região do Centro-Sul do Brasil foi uma das áreas mais impactadas pela intervenção dos europeus colonizadores. Mesmo assim, essa região concentra aproximadamente 36% da população indígena brasileira.
III – O Censo de 2010 computou na região Nordeste do Brasil 208.691 indivíduos autodeclarados indígenas. Pakararu, Guajajara e Potiguara são exemplos de etnias localizadas no Nordeste.
A resposta correta é: I, II e III.

Sobre as Escolas Indígenas e o ensino de História e Cultura Indígenas, indique qual a única alternativa correta:

A. A Lei 11.645 é a norma que institui as diretrizes nacionais da educação indígena.
B. As escolas indígenas no Brasil adaptam a diversidade cultural das diferentes etnias, promovendo a assimilação dos povos indígenas à cultura dominante.
C. A educação escolar indígena, que se refere à oferta de educação formal em comunidades indígenas, com currículos e metodologias específicas, além de calendários escolares que respeitam as atividades tradicionais dos diferentes grupos, não pode ser confundida com o que preconiza a Lei 11.645/2008 que institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Indígena na educação escolar.
D. As escolas indígenas lecionam suas aulas exclusivamente em Português, respeitando o direito das comunidades de manifestarem seus idiomas apenas em eventos festivos e ocasiões específicas que tratam da pluralidade linguística dos povos indígenas.
E. A educação escolar indígena é um processo histórico que vem desde a época da colonização, com os jesuítas, constituindo um processo dialógico de aprendizagem mútua, referenciada no multiculturalismo e no respeito às diferenças.

Sobre os povos indígenas brasileiros e o ensino de História e culturas indígenas, indique quais são as sentenças verdadeiras:

I – Mais importante que a memorização de datas, nomes, fatos e conceitos, cabe ao docente que esteja trabalhando a temática indígena ajudar os estudantes a perceberem que os povos originários são sujeitos históricos e que há diferentes formas de se trabalhar e desenvolver os aspectos sociais e culturais dos povos indígenas.

II – Os povos Tupinambá, Yanomami, Xukuru e Tikuna são exemplos de etnias indígenas.

III – No Brasil há diversidade significativa de etnias indígenas, com mais de 300 povos conhecidos. Cada etnia tem suas próprias identidades culturais, com línguas, organizações sociais e territórios específicos, podendo até haver diferenças de costumes dentro de uma mesma etnia.

A. II e III.
B. Somente I.
C. I e II.
D. I, II e III.
E. I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina