Buscar

A exploração do meio natural colocou-nos, historicamente, diante de problemas ecológicos que, desde o final do século passado, passaram a ser consi...

A exploração do meio natural colocou-nos, historicamente, diante de problemas ecológicos que, desde o final do século passado, passaram a ser considerados com mais atenção nas análises empreendidas por governos, organizações públicas e privadas e universidades. Tal preocupação ganhou espaço também junto aos cidadãos comuns que, aos poucos, vão se sensibilizando com a depredação da natureza. Paralelo a esse quadro, contamos com um aumento demográfico significativo. Diante dos problemas básicos a serem enfrentados cotidianamente pela população urbana, que está bastante preocupada com a própria sobrevivência (na busca por emprego, moradia, segurança, saúde e educação), as práticas de cuidado com a natureza ficam em segundo plano. Somadas a esse distanciamento, as exigências advindas do campo profissional, que envolvem, entre outros aspectos, o tempo, a energia, o conhecimento, a criatividade e o afeto do trabalhador, acabam por dificultar uma análise mais crítica e situada do que estamos fazendo com a natureza e, por extensão, com as relações sociais e afetivas experimentadas nas cidades.

Sobre os princípios e objetivos da educação ambiental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.

(    ) As relações de produção, o aumento da densidade demográfica no seio das cidades, a luta por condições de vida mais dignas e ainda, a busca por uma melhor condição financeira, tem afetado diretamente as questões ambientais em virtude do aumento das áreas construídas, o aumento da carga de trabalho, e, consequentemente, a redução significativa das áreas verdes, seja no ambiente urbano, seja no ambiente que antes era rural e, que a cada dia, tem se emancipado e se tornado cada vez mais urbano.

(    ) As políticas públicas voltadas à temática ambiental continuam escassas no Brasil e são diretamente responsáveis pela falta de monitoramento das áreas verdes, de fiscalização dos responsáveis pela preservação e/ou conservação, e, de penalização atribuída no caso de ser identificada alguma infração aos processos ambientais vigentes, o que permite que em muitas situações, a exploração exacerbada dos recursos naturais ocorra de forma ilícita e por vezes passe despercebida às lentes dos responsáveis legais.

(    ) Os espaços verdes nas cidades como parques, bosques, praças estão cada dia mais em ascensão em resposta a demanda gerada pela necessidade de realizar atividades em meio a natureza, tentando escapar ou fugir dos ambientes de trabalho conturbados, da cobrança e das rotinas cansativas do dia a dia dos trabalhadores, o que promove também um crescimento no número de adeptos pelas atividades e exercícios realizados na natureza.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Fonte: MANSANO, S. R. V. Espaço urbano, natureza e relações sociais: por uma sustentabilidade afetiva. Psicologia - Teoria e Prática, v. 18, n. 1, p. 50, 2016.

A) F - V - F.


B) V - V - F.


C) V - F - F.


D) F - V - V.

Respostas

4 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa B) V - V - F. A primeira e a segunda sentenças são verdadeiras, enquanto a terceira é falsa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina