Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Um tubo sonoro, com 40 cm de comprimento, é fechado numa extremidade e aberto na outra. No local onde se encontra o tubo a velocidade do som é de 336 m/s. Determine as duas menores frequências de ressonância no interior do tubo.

User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para determinar as duas menores frequências de ressonância no interior do tubo, podemos usar a fórmula: f = v/4L Onde: f = frequência v = velocidade do som L = comprimento do tubo Substituindo os valores fornecidos: v = 336 m/s L = 40 cm = 0,4 m Para a primeira frequência de ressonância: f1 = 336/4*0,4 f1 = 336/1,6 f1 = 210 Hz Para a segunda frequência de ressonância, consideramos o próximo harmônico: f2 = 3*210 f2 = 630 Hz Portanto, as duas menores frequências de ressonância no interior do tubo são 210 Hz e 630 Hz.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

10.(IME – 1965) Um retângulo de ouro com 20cm x 5cm é aquecido de 0ºC a 1000ºC. Qual a variação da área, sabendo-se que o coeficiente de dilatação linear médio é de: 1,5 x 10-5/ºC ?

16.(IME – 1965) Mediu-se o lado do quadrado com um paquímetro (menor divisão 0,1 cm) encontrou-se 10,0 cm. Qual o erro relativo percentual na área?

21.(IME – 1965) Um foguete, lançado verticalmente, queima em 30 segundos, todo o propelente líquido contido em um cilindro de quatro metros de altura. A velocidade máxima atingida é de 1200 m/s, com aceleração constante. OBS.: desprezam-se: - a variação da aceleração da gravidade; - a resistência do ar; - a variação da densidade do ar. Pede-se: A altura máxima atingida pelo foguete.

Um bloco B, de massa M = 50 kg, partindo do repouso em A, desliza sem atrito sobre a superfície cilíndrica AC, de raio R, impulsionado por uma mola BD linearmente elástica, cuja rigidez é K = 1400 N/m e cujo comprimento natural é 0,20m. Determine: a) o trabalho realizado pelas forças que atuam no bloco, no percurso AC; b) a velocidade com que o móvel atinge o ponto C. Dados: g = 10 m/s 2 AD = 1,2 m

Um automóvel cujo velocímetro não funciona está se deslocando com movimento retilíneo uniforme. Possui um espelho retrovisor esférico convexo, com raio de curvatura de 2 m. Ao entrar numa avenida cuja velocidade máxima permitida é 50 km/h, o motorista põe em funcionamento um cronômetro no exato instante em que passa por uma trave graduada tendo 1,80 m de altura. Após um tempo t = 14 s , a imagem da trave no espelho é de 10 mm de altura. Determine se o automóvel trafega dentro do limite de velocidade permitida.

Um sistema ótico é constituído por duas lentes convergentes, 1 e 2, cujas distâncias focais são f e 2f, respectivamente. A lente 1 é fixa; a lente 2 está presa à lente 1 por uma mola cuja constante elástica é k. Com a mola em repouso, a distância entre as lentes é 2,5f. Determine o menor valor da força F para que o sistema produza uma imagem real de um objeto distante situado à esquerda da lente 1. OBS: despreze a força de atrito

Mais conteúdos dessa disciplina