Logo Passei Direto
Buscar
A avaliação deve estar a serviço de uma qualidade que aponte para um futuro mais fraterno, mas exatamente por isso esta avaliação deve cuidar do presente. Como defender as crianças das consequências de uma escola que convive harmonicamente com resultados pífios do trabalho pedagógico que executa? (FREITAS, 2009, p. 42) Correspondem aos enfrentamentos da educação hoje, de acordo com Freitas:
I – Desresponsabilização do Estado com a educação.
II – Parcela do funcionalismo público da educação que se desresponsabiliza igualmente pela educação.
III – Desresponsabilização da família quanto ao seu papel de formadora/educadora de seus filhos, transferindo essa atribuição para a escola.
IV – Políticas de valorização do magistério (formação continuada e melhoria salarial), embora necessárias, não têm sido suficientes para romper com o conceito de um serviço público que, por ser público, é visto como sendo de ninguém e não necessitando ter, portanto, melhor qualidade.
a. II e III.
b. I e II
c. III e IV
d. I, II e IV
e. I, II, III e IV
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I – Desresponsabilização do Estado com a educação. Verdadeiro, essa afirmativa reflete uma crítica comum sobre a falta de compromisso do Estado em garantir uma educação de qualidade. II – Parcela do funcionalismo público da educação que se desresponsabiliza igualmente pela educação. Verdadeiro, isso também é uma crítica válida, pois alguns profissionais podem não se sentir responsáveis pelos resultados educacionais. III – Desresponsabilização da família quanto ao seu papel de formadora/educadora de seus filhos, transferindo essa atribuição para a escola. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois muitas vezes as famílias transferem a responsabilidade da educação para a escola. IV – Políticas de valorização do magistério (formação continuada e melhoria salarial), embora necessárias, não têm sido suficientes para romper com o conceito de um serviço público que, por ser público, é visto como sendo de ninguém e não necessitando ter, portanto, melhor qualidade. Verdadeiro, essa afirmativa também é correta, pois reconhece que, apesar das políticas, ainda há uma percepção negativa sobre a qualidade do serviço público. Todos os itens (I, II, III e IV) são verdadeiros. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: e) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é: d) I, II e IV

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre tal questão, a autora faz importantes observações sobre a utilização dos métodos quantitativos nas pesquisas educacionais:
I − A elaboração de boas perguntas pelo pesquisador para favorecer as boas análises que guiarão suas interpretações.
II − A escolha da abordagem quantitativa ou qualitativa ou a combinação de ambas depende do objeto do estudo e das perguntas que queremos responder.
III − Dentre as diversas formas utilizadas na obtenção de quantificações, a autora distingue três tipos de dados: categóricos, ordenados e métricos.
a. Todas as alternativas.
b. Apenas a I e II.
c. Apenas a II e III.
d. Apenas a I e III.
e. Nenhuma das alternativas.

Na década de 1990, o tema avaliação institucional ganhou espaço significativo no debate educacional. Nesse sentido, podemos afirmar que:
I. A avaliação institucional pode acontecer no próprio espaço da escola (interna) e a partir de instrumentos e mecanismos externos (Prova Brasil, SARESP, ENEM etc.).
II. A avaliação institucional da escola é um processo que envolve todos os seus atores, com vistas a negociar patamares adequados de a
a. V – F
b. F – V
c. V – V
d. F – F
e. V – V

Segundo Freitas (1999), a avaliação não incorpora apenas os objetivos da instituição escolar, mas também os objetivos ligados à sua função social no mundo contemporâneo, já que a escola está inserida em uma dada sociedade. Podemos afirmar que:

a. Em uma sociedade capitalista, a avaliação será desenvolvida segundo uma concepção formativa, que oferece igual acesso de todos os estudantes a todos os conteúdos.
b. Em uma sociedade excludente e desigual dificilmente haverá demanda por uma escola universalizada, com real acesso de todos os estudantes a todos os conteúdos ministrados.
c. Na sociedade brasileira dos anos de 1990, as políticas públicas garantiram a qualidade do ensino e o real acesso de todos os estudantes a todos os conteúdos ministrados.
d. A função formativa da escola é garantida pelas práticas avaliativas que incidem sobre as ações disciplinares, bem como pelos valores e pelas atitudes veiculadas por ela.
e. Em uma sociedade cuja mola propulsora é a competitividade, a avaliação vira uma arma ou uma vantagem formativa.

Mais conteúdos dessa disciplina