Buscar

A BNCC foi legitimada pelo pacto interfederativo, nos termos da Lei nº 13.005/ 2014, que promulgou o PNE, a BNCC depende do adequado funcionamento...

 A BNCC foi legitimada pelo pacto interfederativo, nos termos da Lei nº 13.005/ 2014, que promulgou o PNE, a BNCC depende do adequado funcionamento do regime de colaboração para alcançar seus objetivos. Sua formulação, sob coordenação do MEC, contou com a participação dos Estados do Distrito Federal e dos Municípios, depois de ampla consulta à comunidade educacional e à sociedade, conforme consta da apresentação do presente documento. (BNCC, 2017, p. 20)

Sobre:

I) possui as 10 competências gerais da educação básica que devem permear todas as etapas: educação infantil, educação fundamental e ensino médio. São competências transdisciplinares, articulados e integram o planejamento dos professores nas escolas que devem aprofundar no decorrer dos anos escolares.

II) na etapa da educação infantil há os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de acordo com os eixos estruturantes da educação infantil (interações e brincadeira). Devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se. Organiza em cinco campos de experiências: 1. o eu, o outro e o nós; 2. corpo, gestos e movimentos; 3. traços, sons, cores e formas; 4. escuta, fala, pensamento e imaginação. 5. espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Em cada campo de experiência são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, organizados em três grupos por faixa etária: bebês (0-1 ano e 6 meses); crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses-3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos-5 anos 11 meses).

III) o ensino fundamental está organizado em áreas do conhecimento, que são: 1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais. 2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. 3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação. 4. Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo. 5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

 


a) I e II incorretas.


b) II e III incorretas.


c) I e II corretas.


d) II e III corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas: I) A BNCC possui as 10 competências gerais da educação básica que devem permear todas as etapas: educação infantil, educação fundamental e ensino médio. São competências transdisciplinares, articuladas e integram o planejamento dos professores nas escolas que devem aprofundar no decorrer dos anos escolares. II) Na etapa da educação infantil, há os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de acordo com os eixos estruturantes da educação infantil (interações e brincadeira). Devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se. Organiza em cinco campos de experiências: 1. o eu, o outro e o nós; 2. corpo, gestos e movimentos; 3. traços, sons, cores e formas; 4. escuta, fala, pensamento e imaginação. 5. espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Em cada campo de experiência são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, organizados em três grupos por faixa etária: bebês (0-1 ano e 6 meses); crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses-3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos-5 anos 11 meses). III) O ensino fundamental está organizado em áreas do conhecimento, que são: 1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais. 2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. 3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação. 4. Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo. 5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. Portanto, a alternativa correta é: c) I e II corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais