Logo Passei Direto
Buscar

Concreto

Outros
6) Um engenheiro irá fazer o projeto estrutural de uma laje. Em estudos preliminares, verificou que será necessário 12 cm de espessura para laje (); no projeto arquitetônico consta que o piso será de mármore com 2,5cm de espessura () assentado sobre uma argamassa de contrapiso com espessura () de 2,0cm e que abaixo dessa laje, será preso um forro de gesso em placas. Determine a ação permanente direta característica a ser considerada na laje:

a. 3,45 kN/m²
b. 3,23 kN/m²
c. 4,23 kN/m²
d. 4,85 kN/m²
e. 3,85 kN/m²

a. 3,45 kN/m²
b. 3,23 kN/m²
c. 4,23 kN/m²
d. 4,85 kN/m²
e. 3,85 kN/m²
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para determinar a ação permanente direta característica a ser considerada na laje, precisamos calcular o peso dos materiais que compõem a laje, o contrapiso e o piso de mármore. 1. Espessura da laje: 12 cm = 0,12 m 2. Espessura do piso de mármore: 2,5 cm = 0,025 m 3. Espessura da argamassa de contrapiso: 2,0 cm = 0,02 m Agora, vamos considerar as densidades dos materiais: - A densidade do concreto (laje) é aproximadamente 25 kN/m³. - A densidade do mármore é aproximadamente 25 kN/m³. - A densidade da argamassa é aproximadamente 20 kN/m³. Agora, calculamos a carga de cada componente: - Carga da laje: \[ 0,12 \, \text{m} \times 25 \, \text{kN/m³} = 3,0 \, \text{kN/m²} \] - Carga do piso de mármore: \[ 0,025 \, \text{m} \times 25 \, \text{kN/m³} = 0,625 \, \text{kN/m²} \] - Carga da argamassa de contrapiso: \[ 0,02 \, \text{m} \times 20 \, \text{kN/m³} = 0,4 \, \text{kN/m²} \] Agora, somamos todas as cargas para obter a ação permanente total: \[ 3,0 \, \text{kN/m²} + 0,625 \, \text{kN/m²} + 0,4 \, \text{kN/m²} = 4,025 \, \text{kN/m²} \] Arredondando, temos aproximadamente 4,23 kN/m². Portanto, a alternativa correta é: c) 4,23 kN/m².

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para determinar a ação permanente direta característica a ser considerada na laje, precisamos somar as espessuras dos elementos que ficam acima da laje. Neste caso, temos 2,5cm (mármore) + 2,0cm (argamassa) = 4,5cm = 0,045m. A ação permanente direta característica é dada pela fórmula: carga específica = peso específico x espessura. Considerando o peso específico do mármore como 25 kN/m³ e da argamassa como 20 kN/m³, temos: 25 kN/m³ x 0,025m (mármore) + 20 kN/m³ x 0,02m (argamassa) = 1,25 kN/m² + 0,4 kN/m² = 1,65 kN/m². Portanto, nenhuma das opções fornecidas corresponde ao cálculo correto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

3) Na elaboração de projetos de engenharia, uma das partes mais importantes encontra-se na pré-dimensionamento da obra, visando obter informações cruciais que serão comparadas com os requisitos e limites impostos pelas normas de construção, podendo buscar assim, soluções adequadas caso o pré-dimensionamento não tenha sido satisfatório. Para uma laje, fissurada, foram calculados os seguintes valores de flechas:

a. 1,20 cm
b. 3,34 cm
c. 1,54 cm
d. 1,02 cm
e. 0,26 cm

a. 1,20 cm
b. 3,34 cm
c. 1,54 cm
d. 1,02 cm
e. 0,26 cm

12) Uma viga retangular de concreto armado com b=15cm e d=36cm é submetida à ação de um momento fletor solicitante ( M) de 58kN.m. Marque a opção que apresenta a profundidade da linha neutra desta viga para as condições mencionadas. Utilizar a tabela adimensional abaixo.

a. 11,88cm
b. 7,45cm
c. 10,42cm
d. 9,56cm
e. 8,22cm

a. 11,88cm
b. 7,45cm
c. 10,42cm
d. 9,56cm
e. 8,22cm

A norma técnica que rege os projetos de estruturas de concreto é a ABNT NBR 6118 - Projeto de estruturas de concreto. Procedimento. Esta norma estabelece os requisitos gerais a serem atendidos pelo projeto como um todo, bem como os requisitos específicos relativos a cada uma de suas etapas. De acordo com a ABNT NBR 6118, as principais propriedades do concreto são: Massa específica, coeficiente de dilatação térmica, resistência à compressão, resistência à tração, resistência no estado multiaxial de tensões, resistência à fadiga, módulo de elasticidade, coeficiente de Poisson e módulo de elasticidade transversal, fluência e retração. Com base nestas propriedades é incorreto afirmar que:
a. O concreto armado é obtido por meio da aderência entre o concreto endurecido e o aço. Essa aderência garante que os materiais trabalhem juntos e tenham a mesma deformação em dado ponto da estrutura, já que ambos apresentam o coeficiente de dilatação térmica da mesma ordem de grandeza.
b. A fluência é o acréscimo contínuo das deformaçõ es que ocorre mesmo para uma tensão constante. A retração é a redução de volume do material na ausência de uma carga externa. Tanto a fluência, quanto a retração, diminuem com a redução do fator água-cimento e do consumo de cimento.
c. As prescrições desta Norma referem-se à resistência à compressão obtida em ensaios de corpos de prova cilíndricos, moldados segundo a ABNT NBR 5738 e rompidos como estabelece a ABNT NBR 5739. Quando não for indicada a idade, as resistências referem-se à idade de 28 dias.
d. A deformação elástica do concreto depende da composição do traço do concreto, mas não está relacionada à natureza dos agregados.
e. Se a massa específica real não for conhecida, para efeito de cálculo, pode-se adotar para o concreto simples o valor 2400 kg/m3 e para o concreto armado, 2500 kg/m3.

De acordo com a ABNT NBR 6118, os elementos estruturais básicos são classificados e definidos de acordo com a sua forma geométrica e a sua função estrutural. Estes elementos, dentro da análise estrutural são divididos em elementos lineares e elementos de superfície. A partir dessa concepção é correto afirmar que:

a. Elementos de superfície são elementos em que uma dimensão, usualmente chamada de comprimento, é relativamente pequena em face das demais.
b. Elementos lineares são aqueles em que o comprimento longitudinal supera em pelo menos duas vezes a maior dimensão da seção transversal, sendo também denominados barras.
c. Elementos de superfície são elementos em que uma dimensão, usualmente chamada de espessura, é relativamente pequena em face das demais.
d. Elementos lineares são aqueles em que o comprimento longitudinal é pelo menos três vezes menor que a maior dimensão da seção transversal, sendo também denominados barras.
e. Elementos lineares são aqueles em que o comprimento longitudinal supera em pelo menos três vezes a maior dimensão da seção transversal, sendo também denominados chapas.

Mais conteúdos dessa disciplina