Buscar

Considerando os balizamentos estabelecidos, que se estendiam dos requisitos de escolaridade e habilitação a serem preenchidos até a forma como os a...

Considerando os balizamentos estabelecidos, que se estendiam dos requisitos de escolaridade e habilitação a serem preenchidos até a forma como os atos deveriam ser praticados, houve grande insatisfação de parte da categoria. Instado a se pronunciar, um advogado respondeu corretamente que a Lei nº XX é
inconstitucional, pois compete privativamente à União legislar sobre a matéria.
inconstitucional, já que a matéria deveria ser disciplinada em lei complementar, não em lei ordinária.
inconstitucional, mas apenas na parte em que estende a disciplina aos Municípios, por afrontar a sua autonomia política.
constitucional, pois se trata de mera projeção da atividade administrativa, estando absorvida pela competência dos Estados.
a) inconstitucional, pois compete privativamente à União legislar sobre a matéria.
b) inconstitucional, já que a matéria deveria ser disciplinada em lei complementar, não em lei ordinária.
c) inconstitucional, mas apenas na parte em que estende a disciplina aos Municípios, por afrontar a sua autonomia política.
d) constitucional, pois se trata de mera projeção da atividade administrativa, estando absorvida pela competência dos Estados.

Essa pergunta também está no material:

Preparatório Exame de Ordem
251 pág.

Direito Penal I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vou analisar cada alternativa: a) inconstitucional, pois compete privativamente à União legislar sobre a matéria. b) inconstitucional, já que a matéria deveria ser disciplinada em lei complementar, não em lei ordinária. c) inconstitucional, mas apenas na parte em que estende a disciplina aos Municípios, por afrontar a sua autonomia política. d) constitucional, pois se trata de mera projeção da atividade administrativa, estando absorvida pela competência dos Estados. A resposta correta é a alternativa: b) inconstitucional, já que a matéria deveria ser disciplinada em lei complementar, não em lei ordinária.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais