Buscar

A vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto – dTpa (difteria, tétano e coqueluche) está recomendada em todas as gestações, pois, além de p...

A vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto – dTpa (difteria, tétano e coqueluche) está recomendada em todas as gestações, pois, além de proteger a gestante e evitar que ela transmita a Bordetella pertussis ao recém-nascido, permite a transferência de anticorpos ao feto protegendo-o nos primeiros meses de vida, até que possa ser imunizado. Considere o caso hipotético: “gestante, 28 anos, com 23 semanas e 3 dias de idade gestacional, gestação de risco habitual, compareceu ao serviço e apresentou ao enfermeiro um cartão comprovando ter recebido duas doses de vacina contendo o componente tetânico três anos antes da gestação”. Considerando a recomendação do Ministério da Saúde sobre o monitoramento da situação vacinal durante a gestação, a conduta mais adequada nesse caso é:

A) Administrar uma dose de dTpa a partir da 20ª semana de gestação o mais precocemente possível.
B) Não administrar nenhuma dose, pois a gestante está imune, tendo sido vacinada em intervalo inferior a cinco anos.
C) Administrar três doses com intervalo mínimo de 60 dias, sendo as duas primeiras de dT e a última de dTpa, aplicada a partir da 20ª semana (preferencialmente entre 27ª e 36ª).
D) Administrar uma dose de dT e uma dose de dTpa, sendo que a dTpa deve ser aplicada a partir da 20ª semana de gestação, o mais precocemente possível (intervalo mínimo de um mês entre elas).

Essa pergunta também está no material:

ENFERMEIRO ESF
16 pág.

Esf Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as opções: A) Administrar uma dose de dTpa a partir da 20ª semana de gestação o mais precocemente possível. B) Não administrar nenhuma dose, pois a gestante está imune, tendo sido vacinada em intervalo inferior a cinco anos. C) Administrar três doses com intervalo mínimo de 60 dias, sendo as duas primeiras de dT e a última de dTpa, aplicada a partir da 20ª semana (preferencialmente entre 27ª e 36ª). D) Administrar uma dose de dT e uma dose de dTpa, sendo que a dTpa deve ser aplicada a partir da 20ª semana de gestação, o mais precocemente possível (intervalo mínimo de um mês entre elas). A conduta mais adequada nesse caso é a opção D) Administrar uma dose de dT e uma dose de dTpa, sendo que a dTpa deve ser aplicada a partir da 20ª semana de gestação, o mais precocemente possível (intervalo mínimo de um mês entre elas).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais