Buscar

A dobutamina, agonista beta1-adrenérgico, é um fármaco usado para o tratamento da insuficiência cardíaca aguda grave. Este é usado por infusão intr...

A dobutamina, agonista beta1-adrenérgico, é um fármaco usado para o tratamento da insuficiência cardíaca aguda grave. Este é usado por infusão intravenosa e resulta num aumento da atividade simpática. Seu mecanismo de ação está relacionado com:

a) Ativação de receptores acoplados a proteína G, que resulta na abertura de canais de Ca++ e na recaptação do Ca++ pelo retículo sarcoplasmático após relaxamento.
b) Bloqueio da sinalização adrenérgica, que resulta na não abertura dos canais de Ca++, reorganizando a contração muscular.
c) Bloqueio da enzima conversora de angiotensina do subtipo AT2, reduzindo a resistência vascular periférica.
d) Ativação dos receptores da proteína G que resulta num bloqueio da bomba Na+/K+/ATPase.
e) Inibição dos canais de cálcio associado aos receptores de Rionodina presentes no músculo cardíaco.

Essa pergunta também está no material:

Lista Insuficiência Cardíaca
7 pág.

Farmacologia I Centro Universitário FacisaCentro Universitário Facisa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A dobutamina, como um agonista beta1-adrenérgico, atua ativando receptores acoplados à proteína G, resultando na abertura de canais de Ca++ e na recaptação do Ca++ pelo retículo sarcoplasmático após relaxamento. Portanto, a alternativa correta é: a) Ativação de receptores acoplados a proteína G, que resulta na abertura de canais de Ca++ e na recaptação do Ca++ pelo retículo sarcoplasmático após relaxamento.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais