Buscar

De acordo com o estudo do negócio jurídico e o Direito Civil atual, tem-se que: a) a regra presente no Código Civil quanto à aplicação das normas n...

De acordo com o estudo do negócio jurídico e o Direito Civil atual, tem-se que:
a) a regra presente no Código Civil quanto à aplicação das normas no tempo é de que, quanto à validade dos negócios jurídicos, a estes deve ser aplicada a norma atual, ou seja, do momento da sua constituição ou celebração.
b) a validade do negócio jurídico requer o agente capaz, o objeto lícito, possível, determinado e determinável e a forma correlata ao princípio da autonomia da vontade das partes, dispensando prescrição legal.
c) de acordo com o Código Civil, a vis compulsiva é um vício do consentimento que pode ser conceituada como a perda total da capacidade de manifestação de vontade do sujeito, provocando a nulidade absoluta do negócio jurídico.
d) são elementos acidentais do negócio jurídico a condição, o termo e o encargo; no caso das classificações das condições quanto à sua licitude, as ilícitas são aquelas que contrariam a lei, gerando anulabilidade do negócio jurídico.

Essa pergunta também está no material:

Caderno de Doutrina e Questões (4)
346 pág.

Ciência Política I Faculdade de BalsasFaculdade de Balsas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) A regra presente no Código Civil quanto à aplicação das normas no tempo é de que, quanto à validade dos negócios jurídicos, a estes deve ser aplicada a norma atual, ou seja, do momento da sua constituição ou celebração. - CORRETO. b) A validade do negócio jurídico requer o agente capaz, o objeto lícito, possível, determinado e determinável e a forma correlata ao princípio da autonomia da vontade das partes, dispensando prescrição legal. - INCORRETO. A validade do negócio jurídico requer sim esses elementos, mas a forma pode ser prescrita por lei em alguns casos. c) De acordo com o Código Civil, a vis compulsiva é um vício do consentimento que pode ser conceituada como a perda total da capacidade de manifestação de vontade do sujeito, provocando a nulidade absoluta do negócio jurídico. - INCORRETO. A vis compulsiva é um vício do consentimento, mas não provoca nulidade absoluta, e sim anulabilidade. d) São elementos acidentais do negócio jurídico a condição, o termo e o encargo; no caso das classificações das condições quanto à sua licitude, as ilícitas são aquelas que contrariam a lei, gerando anulabilidade do negócio jurídico. - CORRETO. Portanto, as alternativas corretas são a) e d).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais