Buscar

Nos primórdios das civilizações, a lei era o que o rei ou o imperador manifestava como sendo sua vontade soberana, e acreditava-se que sua manifest...

Nos primórdios das civilizações, a lei era o que o rei ou o imperador manifestava como sendo sua vontade soberana, e acreditava-se que sua manifestação era divina e, portanto, ele tinha o direito de tomar decisões e aplicar sanções. Essas decisões e sanções, inicialmente dos reis e depois dos juízes, foram sendo acumuladas e passaram a servir como parâmetros e regras para os casos similares. Passaram a constituir um princípio de direito pelo uso e costume. Mesmo hoje, os julgados de tribunais (acórdãos, como são chamados) e decisões de juízes (as sentenças) constituem um conjunto de regras e interpretações de textos da lei conhecido como jurisprudência.

Antes de entrar no campo da legislação de enfermagem propriamente dita, algumas noções de Direito tornam-se necessárias. Sobre elas é correto afirmar, EXCETO:

a)

a) O Direito constitui, segundo Reale (2000), um ordenamento jurídico, ou seja, um sistema de normas ou regras jurídicas que traça aos homens determinadas formas de comportamento, conferindo-lhes possibilidades de agir, como o tipo de ciência que o estuda, a ciência do Direito, ou jurisprudência.

b)

b) De acordo com diversos autores, juristas e órgãos ligados ao Direito, o mesmo é a concretização da ideia de justiça na pluridiversidade de seu dever, tendo a pessoa como fonte de todos os valores.

c)

c) O direito objetivo corresponde às normas que submetem os comportamentos humanos na convivência social. O direito subjetivo é uma faculdade ou prerrogativa reconhecida à pessoa pela lei, possibilitando a concretização de certos atos.

d)

d) Quando se fala em direito de propriedade sobre determinado bem, quer se dizer do poder de certa pessoa sobre aquele bem, podendo aliená-la (vender, trocar ou doar). O direito objetivo pode ser público ou privado. O público volta-se para os interesses da coletividade, por exemplo, direito penal, constitucional, administrativo, trabalhista e internacional. O privado procura regular as relações entre os indivíduos, como as regras do direito civil e do direito comercial. 

e)

e) Ainda é possível distinguir o direito positivo e o direito natural. O primeiro é constituído por todo o ordenamento jurídico de todos os povos. O segundo corresponde a uma noção de justiça social capitalista.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra e) "Ainda é possível distinguir o direito positivo e o direito natural. O primeiro é constituído por todo o ordenamento jurídico de todos os povos. O segundo corresponde a uma noção de justiça social capitalista." Isso porque o direito natural não se refere necessariamente a uma noção de justiça social capitalista, mas sim a princípios de justiça que são considerados universais e inerentes à natureza humana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais