Buscar

Acerca dos institutos de Direito Econômico e Concorrencial: a. A Lei nº 12.529/2011 (Lei Antitruste) aplica-se quando os atos de concentração econ...

Acerca dos institutos de Direito Econômico e Concorrencial:

a. A Lei nº 12.529/2011 (Lei Antitruste) aplica-se quando os atos de concentração econômica realizados no exterior produzam ou possam produzir efeitos significativos no mercado interno brasileiro.
b. Admite-se a possibilidade de restrições ao comércio internacional com o fito de proteger o comércio doméstico somente quando consumado o prejuízo frente às importações, por meio de medidas de salvaguarda.
c. A dominação de mercado relevante de bens ou serviços constitui infração contra ordem econômica apenas quando comprovada a culpa do agente ativo.
d. As empresas públicas prestadoras de serviços públicos que atuam diretamente na atividade econômica não podem gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado, haja vista a manifesta afronta ao princípio da livre-concorrência.
e. A prática de truste consiste na associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência, implicando prejuízo da economia por impedir o acesso do consumidor à livre-concorrência.

Essa pergunta também está no material:

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a. Correta. A Lei nº 12.529/2011 (Lei Antitruste) se aplica quando os atos de concentração econômica realizados no exterior produzem ou podem produzir efeitos significativos no mercado interno brasileiro. b. Incorreta. Restrições ao comércio internacional não são admitidas para proteger o comércio doméstico apenas após o prejuízo frente às importações, mas podem ocorrer por meio de medidas de salvaguarda para proteger a indústria nacional. c. Incorreta. A dominação de mercado relevante de bens ou serviços constitui infração contra ordem econômica independentemente da comprovação de culpa do agente ativo. d. Correta. As empresas públicas prestadoras de serviços públicos que atuam diretamente na atividade econômica não podem ter privilégios fiscais não extensivos às do setor privado, em respeito ao princípio da livre-concorrência. e. Incorreta. A prática de truste consiste na associação entre empresas do mesmo ramco de produção com o objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência, mas não implica prejuízo à economia por impedir o acesso do consumidor à livre-concorrência. Portanto, as alternativas corretas são a) e d).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina