Logo Passei Direto
Buscar
Percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais. Funciona através de quatro processos: aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. Dentre os tipos de percepção, qual a que envolve a percepção de durações, de ritmos e de simultaneidade:

a) Percepção visual
b) Percepção temporal
c) Percepção gustativa
d) Percepção auditiva
e) Percepção olfativa
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções apresentadas em relação ao tipo de percepção que envolve durações, ritmos e simultaneidade. a) Percepção visual - Relaciona-se com a visão e a interpretação de estímulos visuais, não com durações ou ritmos. b) Percepção temporal - Refere-se à capacidade de perceber o tempo, incluindo durações e ritmos. Esta opção parece ser a mais adequada. c) Percepção gustativa - Relaciona-se com o sentido do gosto, não com durações ou ritmos. d) Percepção auditiva - Embora envolva a percepção de sons, não é especificamente focada em durações e ritmos, mas sim na audição em geral. e) Percepção olfativa - Relaciona-se com o sentido do olfato, não com durações ou ritmos. Diante da análise, a opção correta que envolve a percepção de durações, ritmos e simultaneidade é: b) Percepção temporal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para a percepção de durações, ritmos e simultaneidade, o tipo de percepção envolvido é a Percepção temporal, alternativa b).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em se tratando do modelo pedagógico que toma como referência Vygotsky, cuja abordagem é sociointeracionista, podemos dizer que:
A aprendizagem concentra-se na aquisição de comportamentos adequados, substituindo-se automaticamente os inadequados para o sistema de ensino.
A formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade, assim o aprendizado é mediado pelo professor articulando-se os conceitos espontâneo e científico.
A proposta pedagógica considera que o desenvolvimento promove o aprendizado e esse processo ocorre linearmente, sendo o conhecimento transmitido do professor para o aluno.
A repetição mecânica deve ser incentivada, pois esta leva à memorização e assim ao aprendizado.
O professor adota um método que instiga o aluno a apresentar respostas-padrão nas avaliações e a partir dos resultados classifica os alunos em aptos e não aptos na aquisição do conhecimento.
a) A aprendizagem concentra-se na aquisição de comportamentos adequados, substituindo-se automaticamente os inadequados para o sistema de ensino.
b) A formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade, assim o aprendizado é mediado pelo professor articulando-se os conceitos espontâneo e científico.
c) A proposta pedagógica considera que o desenvolvimento promove o aprendizado e esse processo ocorre linearmente, sendo o conhecimento transmitido do professor para o aluno.
d) A repetição mecânica deve ser incentivada, pois esta leva à memorização e assim ao aprendizado.
e) O professor adota um método que instiga o aluno a apresentar respostas-padrão nas avaliações e a partir dos resultados classifica os alunos em aptos e não aptos na aquisição do conhecimento.

A teoria das inteligências múltiplas foi estudada pelo psicólogo Howard Gardner como um contrapeso para o paradigma da inteligência única. Ele propôs que a vida humana requer o desenvolvimento de vários tipos de inteligências. Portanto, para Gardner as inteligências seriam:

a) inteligência fluida e cristalizada
b) corporal, coletiva, do segredo, coerente, constitutiva, pura, imaginativa
c) verbal-linguística, lógico-matemática, espacial, musical, naturalista, cinestésico-corporal, interpessoal e intrapessoal.
d) normal e patológica
e) da vontade, da tentação, do movimento, iluminativa, oculta, sinistra, superior

No que se refere à teoria da aprendizagem significativa de Ausubel: I- O subsunçor é um conceito, uma ideia, uma proposição já existente na estrutura cognitiva, capaz de servir de ancoradouro a um novo conceito, ideia ou proposição de modo que o indivíduo possa atribuir significados a essa nova informação. II- aprendizagem significativa, um processo através do qual uma nova informação se relaciona de maneira não arbitrária e não literal a um aspecto relevante da estrutura cognitiva do aprendiz. III- novas ideias e informações podem ser aprendidas e retidas na medida em que conceitos relevantes e inclusivos estejam adequadamente claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo e sirvam, dessa forma, de ancoradouro a novas ideias e conceitos. É correto afirmar:

Apenas a afirmativa III está correta
Apenas a afirmativa I está correta.
As alternativas I, II e III estão corretas
Apenas as alternativas I e III estão corretas.

Analise as seguintes afirmacoes acerca do processo de ensino e de aprendizagem, classificando-as em V (verdadeira) ou F (falsa).
I. ( ) Se, por um lado, há erros que são cometidos por simples engano ou desconhecimento; por outro, há erros que são integrantes e inerentes ao processo de aprendizagem, são os chamados erros construtivos.
II. ( ) É insubstituível a atuação do aluno na construção dos significados sobre os conteúdos da aprendizagem.
III. ( ) Por estar situado fora do indivíduo, o conhecimento é algo a ser adquirido por ele por meio da cópia do real.
IV. ( ) O conhecimento não é algo pronto, acabado, mas uma construção histórica e social, na qual interferem fatores de ordem antropológica, cultural e psicológica, entre outros.
V; V; V; V.
V; V; F; V.
F; V; V; V
V; V; V; F.
F; V; F; V.

Mais conteúdos dessa disciplina