Logo Passei Direto
Buscar
As vias de administração são os meios pelos quais o medicamento entra no corpo. Qual das vias abaixo nunca sofre metabolismo hepático?

a) Oral
b) Retal
c) Sublingual
d) Intramuscular
e) Cutânea
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as opções: a) Oral: A via oral pode sofrer metabolismo hepático. b) Retal: A via retal não sofre metabolismo hepático. c) Sublingual: A via sublingual não sofre metabolismo hepático. d) Intramuscular: A via intramuscular não sofre metabolismo hepático. e) Cutânea: A via cutânea não sofre metabolismo hepático. Portanto, a alternativa correta é: b) Retal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Distribuição do fármaco é quando ele entra no líquido extracelular. A passagem depende de alguns fatores, dentre os quais não se inclui:

a) Volume de distribuição
b) Fluxo sanguíneo
c) Permeabilidade capilar
d) Ligação de fármacos a proteínas e tecidos
e) Via de administração

Quais dos itens abaixo acarreta maior absorção gástrica do medicamento?

a) Hidrossolubilidade
b) Maior concentração do fármaco
c) Base fraca
d) Fármaco ionizado
e) Pequeno peso molecular

Sobre alguns conceitos da farmacocinética assinale a alternativa CORRETA.

a) Biodisponibilidade é um termo usado para indicar a extensão e a velocidade em que a porção ativa da droga adentra a circulação sistêmica e alcança o local de ação.
b) O processo de distribuição inicia quando o fármaco cai na corrente sanguínea e é realizado em fases, sendo que primeiro passam por regiões de menor irrigação, como tecido adiposo.
c) O tempo de meia vida refere-se ao tempo gasto pelo organismo para eliminar toda a droga administrada.
d) Nenhuma das alternativas.

Pode-se definir como biodisponibilidade a fração do fármaco que alcança a circulação sistêmica na sua forma inalterada, após a sua administração por qualquer via. Com relação às vias de administração, suas características gerais e respectivas biodisponibilidade, analise as alternativas a seguir:
I. Os medicamentos administrados por via retal (VR) sofrem mais efeito de primeira passagem do que aqueles administrados por via oral.
II. A via oral (VO) pode apresentar biodisponibilidade inferior a 100% por duas razões principais: extensão incompleta da absorção através da mucosa intestinal e eliminação na primeira passagem pelo fígado.
III. A via intravenosa (IV) apresenta, por definição, 100% de biodisponibilidade.
a) I e III.
b) I e II.
c) I.
d) II e III.
e) III.

Julgue as afirmativas abaixo em verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. A porção não ionizada do fármaco é incapaz de ultrapassar a barreira hematoencefálica
II. Chamamos de pka o valor de pH em que a maior parte do fármaco estará em sua forma ionizada
III. Se o valor do pH do meio é maior que o pKa do fármaco, a maior parte deste estará em sua forma que passa livremente pela membrana
a) F – V – V
b) F – F – V
c) F – V – F
d) V – F – V

Mais conteúdos dessa disciplina