Buscar

as administrativas, receber, examinar e identificar as ocorrências suspeitas de atividades ilícitas previstas na Lei, sem prejuízo da competência d...

as administrativas, receber, examinar e identificar as ocorrências suspeitas de atividades ilícitas previstas na Lei, sem prejuízo da competência de outros órgãos e entidades. Porém, para que as atividades do COAF sejam bem sucedidas, é importante que, todas as instituições visadas, no que diz respeito à lavagem de dinheiro, proveniente do crime, mantenham em registro, todas as informações de relevância sobre seus clientes e suas operações.

327. a) Insider trading Ver comentário questão 313
328. b) Risco de Imagem Ver comentário questão 300
329. d) Colocação Ver comentário questão 305
330. b) Ocultação Investe no mínimo 67% do seu patrimônio líquido em ações negociadas no mercado à vista da Bolsa de Valores. A performance desses fundos está sujeita à variação de preço das ações que compõem sua carteira. Por isso, são mais indicados para quem tem objetivos de investimento de longo prazo.
331. d) Relativa Como a rentabilidade da poupança está em função da rentabilidade da taxa do CDI, dizemos que esta rentabilidade é relativa, ou seja poupança rendeu 47% em relação ao que rendeu o CDI.
332. b) Menor tenderá ser seu risco de mercado Quanto menor for o prazo de um título de renda fixa, menor o tempo em que ele ficará exposto a oscilações e alterações nas taxas de juros, sendo assim menor os eu risco de mercado.
333. b) De diversos setores econômicos A diversificação é a administração do risco pela distribuição dos recursos financeiros por diferentes modalidades de investimentos, buscando reduzir os riscos inerentes a uma concentração de recursos. No caso de os investimentos estarem concentrados em poucas modalidades, como ações, a diversificação significa ter ações de empresas diferentes, em que riscos e prêmios de risco se contrabalancem.
334. c) Mercado, crédito e liquidez Risco de mercado: decorre de movimentos adversos do valor dos bens relacionados no ativo e das obrigações constantes do passivo de uma empresa. Exemplo: Oscilações de taxa, alterações na taxa de câmbio, alteração nos preços. Risco de crédito: perda econômica potencial que uma empresa pode sofrer se a contraparte devedora não liquidar sua obrigação financeira no prazo estipulado em contrato. Risco de liquidez: grau de dificuldade para a obtenção de meios de pagamento pela venda de um bem e pela perda de valor que ocorrer. Quando não encontramos compradores para o nosso ativo.
335. c) Nominal e passada A rentabilidade observada em uma aplicação financeira é sempre uma rentabilidade passada e nominal, ou seja, que ainda não foi descontado o imposto de renda.
336. d) Refere-se a um benchmark A rentabilidade relativa está associada a uma rentabilidade em relação a um benchmark. Apenas o conhecimento da rentabilidade absoluta de uma aplicação financeira pode não ser suficiente para tomarmos a decisão de investir ou não. Exemplo: fundo, rendeu 12%. Concluímos que o desempenho do fundo não foi tão boa quando comparamos com a rentabilidade do referencial. Rentabilidade relativa.
337. b) Liquidez O Risco de Liquidez trata-se da impossibilidade de vender um determinado ativo pelo preço e no momento desejado. A realização da operação, se ela for possível, implica numa alteração substancial nos preços do mercado. É quando o mercado apresenta poucos compradores para muitos vendedores de um determinado ativo.
338. c) A rentabilidade absoluta do fundo XYZ é maior que a rentabilidade absoluta do Fundo ABC, mas a relativa não Rentabilidade absoluta: Fundo ABC: 1,52% Fundo XYZ: 3,9% Logo a rentabilidade absoluta do fundo XYZ é maior do que a rentabilidade absoluta do fundo ABC. Rentabilidade relativa (em relação ao benchmark): Fundo ABC: (superior a 100% do benchmark) Fundo XYZ: (inferior a 100% do benchmark) Logo a rentabilidade relativa do fundo XYZ é menor do que a rentabilidade relativa do fundo ABC.
339. a) Não é possível determiná-la, pois o passado não garante o futuro A rentabilidade do próximo mês só será igual a do mês anterior se a aplicação financeira possuir risco zero. Como toda aplicação financeira possui risco, não é possível determinarmos a rentabilidade futura com base nas rentabilidades passadas.
340. b) Risco de mercado A compensação de perdas em uma aplicação financeira acontece pelo fato de ter-se uma carteira bem diversificada. Oscilações de mercado que desfavorece um ativo da carteira podem ser compensados por oscilações positivas de outro ativo da mesma carteira, minimizando assim o risco de mercado da carteira. Ver comentário questão 333
341. a) De mercado Risco de mercado é a potencial oscilação dos valores de um ativo durante um período de tempo. O preço dos ativos oscila por natureza. Uns mais, outros menos. A isso chamamos de volatilidade, que é uma medida dessa oscilação. Assim, os preços das ações são mais voláteis (oscilam mais) que os preços dos títulos de renda fixa. O Risco de Mercado é representado pelos desvios (ou volatilidade) em relação ao resultado esperado. Risco de mercado, Volatilidade e Desvio-Padrão, na prática, podem ser utilizados como sinônimos
342. d) Maior volatilidade e maior rentabilidade Quanto maior o prazo de um investimento, maior o tempo em que ele ficará exposto a oscilações de juros, tendo uma maior volatilidade. Os ativos mais voláteis tendem a trazer maior rentabilidade, assim, quanto maior o risco maior será a rentabilidade esperada.
343. a) Muitos vendedores e poucos compradores Ver comentário questão 337
344. d) Títulos de renda fixa O risco de crédito ocorre da incapacidade de pagamento do principal. Ao adquirir título de renda fixa, como por exemplo, debêntures, o investidor corre risco de crédito, que é impossibilidade de pagamento por parte da empresa que a emitiu. Ações não possuem risco de crédito, pois não é um título de dívida, não existindo a obrigação do emitente em devolver o principal investido. Para resgatar o valor investido, é necessário que o investidor venda seu ativo no mercado secundário.
345. a) Flutuação de preços Ver comentário questão 341
346. a) I e II, apenas Investimento em ações não possuem risco de crédito. Ver comentário questão 344
347. b) De liquidez Como a maior parte do patrimônio do investidor está aplicado em imóveis, seu risco principal é o risco de liquidez. Ver comentário questão 337
348. c) Risco de Crédito Risco de crédito está associado a possíveis perdas que um credor possa ter pelo não pagamento por parte do devedor dos compromissos assumidos em uma data acertada.
349. a) Mercado e liquidez Os principais riscos encontrado nos investimentos financeiros, são: Risco de Mercado, Risco de Crédito e Risco de Liquidez
350. b) B sobre A e C sobre B O investidor racional entre duas aplicações de mesma rentabilidade, irá escolher aquela que possuir menor risco. Isso explica porque o fundo B é preferível ao fundo A. Entre duas aplicações de mesmo risco, será melhor a aplicação que possuir maior rentabilidade, por isso, o fundo C é preferível em relação ao fundo B.
351. a) fundos ativos tendem a terem maior erro quadrático médio em relação aos fundos passivos O erro quadrático médio, mede o deslocamento da rentabilidade do fundo em relação ao seu benchmark. Fundos passivos, tendem a serem mais aderente ao benchmark em relação aos fundos ativos. Assim é de se esperar que os fundos ativos apresentem maior erro quadrático médio (maior deslocamento ao benchmark ) em relação aos fundos passivos, que tem como objetivo acompanhar o indicador de referencia. Fundos referenciados são sempre fundos passivos. Por este motivo tendem a apresentar baixo erro quadrático médio.
352. a) O beta O beta é o coeficiente da volatilidade de uma ação, é a covariância do retorno de uma ação em relação ao retorno do mercado. Mede níveis de risco esperados nas cotações de uma ação em relação ao risco de índice de referência. Estatisticamente, o beta estabelece uma relação de proporção entre a variação de mercado (variável independente) com a variação da ação (variável dependente). Exemplo: Beta do Índice Bovespa = 1 (quando a referência for o próprio IBovespa). Ações mais voláteis que o Índice Bovespa terão Beta maior que 1, e seus preços devem subir ou cair mais rapidamente em relação ao Índice. Se o Beta é maior do que 1, o ativo daquela cotação é mais volátil do que o mercado. Se o Beta é menor que 1, o ativo é menos volátil
353. d) a correlação dos retornos dos ativos A Covariância e a Correlação