Buscar

Com alguns pensamentos ou imagens que lhes acometiam. Freud chamou de resistência esse mecanismo psíquico que se insurgia a um conteúdo ser tornado...

Com alguns pensamentos ou imagens que lhes acometiam. Freud chamou de resistência esse mecanismo psíquico que se insurgia a um conteúdo ser tornado consciente. Além disso, denominou como repressão/recalque o mecanismo psíquico que objetiva esconder, ocultar da consciência, uma ideia ou representação insuportável e penosa, que está na raiz do sintoma do sujeito (DAVIDOFF, 2001).
O inconsciente representa o agrupamento dos conteúdos não identificados no momento presente na consciência. É formado por conteúdos reprimidos, que não possuem entrada aos sistemas pré-consciente/consciente, pela atividade de censuras internas, que impedem o seu acesso. Esses conteúdos inconscientes podem ter sido conscientes, em algum momento, mas foram recalcados, ou seja, “migraram” para o inconsciente, ou ainda podem ser verdadeiramente inconscientes. O inconsciente é um sistema do aparelho psíquico, mantido por leis próprias de funcionamento. Ele é atemporal, ou seja, não possui as noções de passado e presente (DAVIDOFF, 2001).
NOTA
Com o efeito do recalque que atua para proteger o indivíduo de se haver com uma lembrança ou pensamento dolorosos, esses conteúdos psíquicos vão para o inconsciente. Freud concebia, assim, o aparelho psíquico estruturado em três instâncias, conhecidos como primeira tópica: pré-consciente, consciente e inconsciente. Além disso, ele as localizava com as suas devidas funções em nosso psiquismo (DAVIDOFF, 2001).
A descoberta do inconsciente e o mecanismo de funcionamento do aparelho psíquico freudiano resultaram na estrutura primordial do entendimento das neuroses e promoveram grandes transformações na atividade clínica. O objeto da Psicanálise passou a ser desvendar os recalques e tentar entender a razão pela qual eles se erigiam, para que o analisando pudesse dar um outro destino ao seu sofrimento (DAVIDOFF, 2001).
Neste tópico, você adquiriu certos aprendizados, como:
• A Psicologia científica emergiu a partir do momento em que, seguindo com as normas da ciência do século XIX, Wundt priorizou a Psicologia “sem alma”.
• As três mais relevantes propostas teóricas da Psicologia do século XX são reconhecidas por diversos pesquisadores como sendo o Behaviorismo ou Teoria (S-R), a Gestalt e a Psicanálise.
• O Behaviorismo, tomando o comportamento como objeto de estudo da Psicologia, emprestava à ciência psicológica a solidez que os psicólogos do período precisavam – um objeto que fosse observável, mensurável, cujos experimentos fossem passíveis de ser reproduzidos em diversas circunstâncias e sujeitos.
• A Gestalt, trabalhando com os fenômenos da percepção, conseguiu capturar as condições para o entendimento do comportamento humano.
• A teoria de Carl Rogers – que apresentou uma grande coletânea de conceitos próprios – nasceu como uma terceira via entre os dois campos hegemônicos da psicologia por volta do século XX.
• Freud foi um pensador de vanguarda ao entender as “dinâmicas misteriosas” do psiquismo, suas “regiões obscuras”, ou seja, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos e a interioridade do homem como questões científicas.
RESUMO DO TÓPICO 2
AUTOATIVIDADE
1 A Psicologia, quando vinculada à Filosofia, investigava a alma. A Psicologia científica emergiu justamente quando, seguindo as normativas para se constituir enquanto ciência do século XIX, Wundt preconizou a Psicologia sem alma. O saber, lido como científico, é aquele produzido em laboratórios, com a utilização de ferramentas de observação e medição. Essa Psicologia Científica, que consistia antes de três escolas – Associacionismo, Estruturalismo e Funcionalismo –, foi trocada, no século XX, por novas abordagens. As três correntes teóricas da Psicologia mais relevantes, nesse século, são encaradas por diversos pesquisadores a partir de uma nomenclatura específica. A respeito do tema, assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) Gestalt, Humanista e Psicanálise.
b) ( ) Behaviorismo ou Teoria S-R (de estímulo-resposta), Gestalt e Psicanálise.
c) ( ) Psicanálise, Centrada na Pessoa e Jungiana.
d) ( ) Behaviorismo, ou Teoria S-R (de estímulo-resposta), Gestalt e Psicologia Analítica.
2 No artigo O que é a psicologia? (1956), o pensador Georges Canguilhem realizou uma das críticas mais vorazes às tentativas de se buscar um objeto de estudo que unificasse toda a Psicologia. Assim, propôs tratar a Psicologia no plural (Psicologias), para abarcar toda a sua multiplicidade de objeto de estudo e teorias. Nessa direção, é necessário que cada profissional de Psicologia entenda que a sua formação deve englobar o domínio mínimo das diferentes correntes teóricas. Com base, nas correntes teóricas da Psicologia, analise as afirmativas a seguir:
I- O estruturalismo de Titchener trabalhou a diferença, em outro momento, realizada por William James, entre estruturalismo e funcionalismo. Na concepção do estruturalismo, o foco se destina sobre aquilo que “é”, enquanto, para o funcionalismo, a problemática gira entorno do “para que”.
II- A Psicologia da Gestalt emergiu como uma proposta questionadora à concepção elementarista em Psicologia. Na concepção da Gestalt, o todo é sempre mais que a simples soma das partes.
III- Para o Behaviorismo de Watson, a Psicologia tem como foco prever e elaborar leis sobre o comportamento. Seu método fundamental é a investigação do comportamento operante, o qual é realizado pelo organismo, e não provocado por uma estimulação externa, como exemplo do comportamento reflexo.
IV- São elementos primordiais da Psicologia humanista: foco na experiência consciente; aposta na integralidade da natureza e da conduta do ser humano; e aposta no livre-arbítrio e na espontaneidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) ( ) Somente a afirmativa II está correta.
c) ( ) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) ( ) Somente a afirmativa III está correta.
3 Para entender a Psicologia hoje, é preciso passar pela história de sua configuração, pois isso fornece as bases e os motivos de terem sido utilizados determinados caminhos ao longo de seu desenvolvimento. A respeito da história da Psicologia e a história das ideias psicológicas e representações sociais,

a) ( ) Gestalt, Humanista e Psicanálise.
b) ( ) Behaviorismo ou Teoria S-R (de estímulo-resposta), Gestalt e Psicanálise.
c) ( ) Psicanálise, Centrada na Pessoa e Jungiana.
d) ( ) Behaviorismo, ou Teoria S-R (de estímulo-resposta), Gestalt e Psicologia Analítica.